A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM DIAGNÓSTICO EM ESCOLAS DO SUL DO RIO GRANDE DO SUL
Palabras clave:
Educação Física, Educação de Jovens e Adultos, Ensino MédioResumen
O objetivo do estudo foi fazer um diagnóstico sobre as aulas de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos no ensino médio na região sul do país, envolvendo questões sobre o professor, o seu trabalho pedagógico e a estrutura física para as aulas. A pesquisa foi desenvolvida em caráter descritivo, utilizando-se de entrevista semiestruturada junto a nove docentes lotados em escolas públicas da região e questionário para a 5ª Coordenadoria Regional de Educação. Foi realizada análise de conteúdo e também o demonstrativo em números absolutos e proporções das variáveis sobre o grupo estudado. Foram elevadas as taxas de reprovação e evasão na EJA. Os esportes coletivos foram os conteúdos mais frequentes e a avaliação se concentrou principalmente na presença e participação nas aulas. Foi observada uma preocupação por parte dos professores em relação à falta de infraestrutura para o desenvolvimento das aulas no período da noite. A escola deve considerar as especificidades do aluno trabalhador da EJA para que isso contribua para sua permanência e para que as aulas tenham mais significado para ele. Dessa forma, poderá reduzir alguns obstáculos desta modalidade de ensino.
Citas
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições70, 1977.
BETTI, I. C. R. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz, Rio Claro, v. 1, n. 1, p. 25-31, jun.1999.
BETTI, M; ZULIANI, L. R. Educação Física Escolar: Uma Proposta de Diretrizes Pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, n. 1, p.73-81, 2002.
BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v.134, n.248, 23 dez. 1996. Seção 1.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos : segundo segmento do ensino fundamental: 5 a a 8ª série : introdução / Secretaria de Educação Fundamental, 2002. 240 p.: il. : v. 3.
BRATIFISCHE, S.A. Avaliação em Educação Física: um desafio. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 14, n. 2, 2003
CARVALHO, R.M. Educação Física Escolar na educação de jovens e Adultos. Curitiba: CRV, 2011.
DARIDO, S. C. Os conteúdos da Educação Física escolar: influências, tendências, dificuldades e possibilidades. Perspectivas em Educação Física Escolar, Niterói, v.2, n.1 (suplemento), 2001.
________. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 61-80, jan/mar. 2004.
________. Temas transversais e a Educação Física escolar. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral, São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 16, p. 76-89, 2012.
FORTES, M.O et al. A educação física escolar na cidade de Pelotas-RS: contexto das aulas e conteúdos. Revista Educação Física/UEM, Paraná, v. 23, n. 1, p. 69-78, 1. trim. 2012.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida proï¬ssional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p. 31-61.
MATTOS, M.G; NEIRA, M.G. Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento nas escolas. 6. ed. São Paulo: Phorte, 2013.
MUENCHEN, C.; AULER, D. Abordagem temática: desafios na educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 7, n.3, 2007.
NAHAS, M.V. Atividade física, saúde e qualidade de vida. Londrina: Midiograf, 2006.
PeNSE. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar:2015/IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. -- Rio de Janeiro: IBGE, 2016. 132 p.
PICH, S.; FONTOURA, M. P. A cultura escolar da educação física na EJA: o paradoxo entre a ruptura com a noção de atividade e a falta da prática corporal. Educación Física y Ciencia, v. 15, n. 1, 2013.
REIS, J. A. P.; NETO, V.M. “Pensei que tava na aula de Ciências” ou os significados da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos. Pensar a Prática, Goiânia, v.17, n.3, p. 636-650, jul/set. 2014.
ROSÁRIO, L. F. R.; DARIDO, S. C. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, Rio Claro, v.11, n.3, p. 167-178, set/dez. 2005.
SANTOS, S. M. M. Formação continuada numa perspectiva de mudança pessoal e profissional. Sitientibus, Feira de Santana, n.31, p.39-74, jul/dez. 2004.
SOUZA, O.M.J. ; DARIDO, S.C. Dispensas das aulas de educação física: apontando caminhos para minimizar os efeitos da arcaica legislação. Pensar a Prática, Goiás, v. 12, n. 2, ago. 2009.
TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VARGAS, J. E. N. Educação Física no ensino médio noturno na região sul do Rio Grande do Sul: realidades e possibilidades. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.