FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Rosa Malena de de Araújo Carvalho Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

educação física escolar, formação docente, cultura corporal

Resumo

Indagando a formação e atuação profissional em educação física para o escolar, esse artigo traz apresentação realizada no Encontro Estadual do CBCE-RJ 2018 (Educação física no Estado do Rio de Janeiro: tensões e possibilidades). Os argumentos compuseram a mesa Formação e atuação profissional em educação física, com foco no escolar, em três aspectos: um panorama da situação institucional da formação em educação física no Estado do Rio de Janeiro; as concepções de corpo, conhecimento e escola que vêm atingindo esse campo de atuação, com impactos da educação em geral (destacando o movimento “escola sem partido”) e; possibilidades e proposições para essas questões, através do processo de retomada da secretaria do CBCE (Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte) no Rio de Janeiro. Dessas reflexões, a possibilidade de desenharmos uma secretaria em que a produção acadêmica e as ações conjuntas de seus associados possam torná-la de “interesse público”. Indicando, assim, uma atuação docente em que a formação contribua para a efetivação da educação como direito inalienável, promovendo a ampliação do acesso e da permanência na escola; em que o trabalho docente relacione corpo e práticas corporais com a criação/produção da vida em sociedade.

Biografia do Autor

Rosa Malena de de Araújo Carvalho, Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense

Graduada em Educação Física pela UFRJ, Mestre em Educação pela UFF, Doutora em Educação pela UERJ, com pós-doutorado pela Universidade de Barcelona (UB), é Professora Associada no Instituto de Educação Física (IEF) da Universidade Federal Fluminense - UFF. Com ampla experiência na área da Educação, Coordena o Curso de Especialização em Educação Física Escolar e lidera o Grupo de Pesquisa ELAC (Educação física escolar; experiências Lúdicas e Artísticas; Corporeidades), o qual desenvolve projetos com a rede pública de ensino, com pesquisas que priorizam os seguintes temas: corporeidades; experiências lúdicas; formação de professores/as; educação física escolar; educação de jovens e adultos. É Secretária do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) no Rio de Janeiro.

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Publicado

2019-08-05

Edição

Seção

Artigos