RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA FORMAÇÃO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

Palavras-chave:

Educação Física, Relações interpessoais, Relações de Gênero, Sexualidade.

Resumo

Nosso estudo se debruça, especificamente, sobre as relações interpessoais durante a formação de professores/as de Educação Física em uma das principais universidades federais que oferecem este curso no Brasil: a Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Nosso objetivo foi analisar de que forma essas relações influenciavam o processo de ensino-aprendizagem dos/as discentes na disciplina de voleibol do núcleo em questão. Para isso, foram analisados 56 encontros durante um período acadêmico, devidamente registrados em um diário de bordo, tratado pela técnica de análise de conteúdo. Os achados revelaram que a interação entre os/as discentes ocorriam de maneiras diferentes conforme relações de gênero, orientação sexual, fatores regionais/culturais e os níveis de afinidade extraclasse, possibilitando e reforçando assim diferenças de inclusão e participação nas atividades propostas.

Biografia do Autor

Rafael Marques Garcia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação Física na UFRJ e participante do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade, o GECOS e do Laboratório de Estudos Corpo, Esporte e Sociedade, o LAbCOESO, devidamente cadastrado pelo DGP do CNPq.

Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro, FAETEC/RJ

Professor da Rede Faetec/RJ. Em 2015 escreveu a APCN do Mestrado Profissional em Estudos do Esporte para a Universidade Santa Úrsula. Área de atuação e interesse estão relacionadas aos aspectos culturais, históricos e sociais das práticas corporais em seus diversos ambientes de intervenção. Tem experiência como pesquisador no exterior, tendo feito doutoramento sanduíche na Escócia (2003).

Erik Giuseppe Barbosa Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela UERJ (2015). Atuação e interesse estão relacionadas aos aspectos culturais, históricos e sociais das práticas corporais em seus diversos ambientes de intervenção. Líder do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade, o GECOS. Professor adjunto da EEFD/UFRJ.

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Publicado

2019-08-05

Edição

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Artigos