Corpo, gênero e sexualidade nas narrativas cotidianas de professoras da Educação Infantil: conjecturas sobre currículo, saberes e formação.

Autores

  • Fabio Pinto Gonçalves Reis Universidade Federal de Lavras
  • Laila Zorkot Zorkot Universidade Federal de Lavras
  • Bruno Adriano Rodrigues Da Silva Universidade Federal de Lavras http://orcid.org/0000-0002-0772-2503
  • Kleber Tuxen Carneiro Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Corpo, Sexualidade, Infâncias, Práticas Pedagógicas e Formação Docente

Resumo

O presente artigo procurou refletir quanto a presença e as formas de abordagens das temáticas: “corpo, gênero e sexualidade” na Educação Infantil da rede pública de um município localizado ao centro-oeste de Minas Gerais, a fim de mapear as práticas pedagógicas e os saberes docentes relativos a essas questões. Para tanto, utilizou-se enquanto recurso metodológico um questionário semiestruturado que viabilizou a realização de entrevistas com cinco professoras, sendo três generalistas e duas especialistas atuantes nessa etapa da educação básica. O estudo evidenciou a emergente necessidade de discussões sobre o tema na formação continuada das professoras entrevistadas, visto que em linhas gerais partem de uma ideia normativa e naturalizada das relações de gênero e das expressões das sexualidades. Revelou também, a ausência, ou mesmo a superficialidade teórica na formação inicial das depoentes, em relação aos temas, o que afeta de alguma maneira suas intervenções pedagógicas, basta ver que em algumas circunstâncias recorrem à intuição para fundamentar suas ações, incidindo assim no cerceamento das experiências na educação das infâncias. 

 

Biografia do Autor

Fabio Pinto Gonçalves Reis, Universidade Federal de Lavras

Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco-USF (2005) e Doutorado pela Universidade de São Paulo-USP (2010)

Laila Zorkot Zorkot, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Educação (UFLA)

Bruno Adriano Rodrigues Da Silva, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Educação (UNIRIO); Doutor em Educação (UFRJ); Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras.

Kleber Tuxen Carneiro, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Educação Escolar (Unesp); Doutor em Educação Escolar (Unesp)

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Publicado

2019-08-05

Edição

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Artigos