Corpo, gênero e sexualidade nas narrativas cotidianas de professoras da Educação Infantil: conjecturas sobre currículo, saberes e formação.
Schlagworte:
Corpo, Sexualidade, Infâncias, Práticas Pedagógicas e Formação DocenteAbstract
O presente artigo procurou refletir quanto a presença e as formas de abordagens das temáticas: “corpo, gênero e sexualidade” na Educação Infantil da rede pública de um município localizado ao centro-oeste de Minas Gerais, a fim de mapear as práticas pedagógicas e os saberes docentes relativos a essas questões. Para tanto, utilizou-se enquanto recurso metodológico um questionário semiestruturado que viabilizou a realização de entrevistas com cinco professoras, sendo três generalistas e duas especialistas atuantes nessa etapa da educação básica. O estudo evidenciou a emergente necessidade de discussões sobre o tema na formação continuada das professoras entrevistadas, visto que em linhas gerais partem de uma ideia normativa e naturalizada das relações de gênero e das expressões das sexualidades. Revelou também, a ausência, ou mesmo a superficialidade teórica na formação inicial das depoentes, em relação aos temas, o que afeta de alguma maneira suas intervenções pedagógicas, basta ver que em algumas circunstâncias recorrem à intuição para fundamentar suas ações, incidindo assim no cerceamento das experiências na educação das infâncias.
Literaturhinweise
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de Caso em Pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.
AYOUB, Eliana. Reflexões sobre a educação física na educação infantil. Revista Paulista de Educação Física, n. supl.4, p. 53-60, 20 dez. 2001.
BRITZMAN, Deborah. Curiosidade, sexualidade e currículo. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O Corpo Educado Pedagogias da Sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
CAMARGO, Ana Maria. Faccioli de. Cultura e diferenças no cotidiano da escola e no currículo. In: RIBEIRO, Cláudia. Maria. (org). Tecendo gênero e diversidade sexual nos currículos da educação infantil. Lavras: UFLA, 2012.
__________________________. Sala de aula e cotidiano escolar. In: CAMARGO, Ana Maria Faccioli de; MARIGUELA, Mário (orgs.). Cotidiano escolar: emergência e invenção. Piracicaba: Jacintha Editores, 2007.
COLLING, Ana Maria. Relações de poder e gênero no currículo escolar. In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; SILVA, Méri Rosane Santos da; GOELLNER, Silvana Vilodre (org.). Corpo, gênero e sexualidade: composições e desafios para a formação docente. Rio Grande: Editora da FURG, 2009.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A Vontade de Saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1999.
_________________. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. 31 ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
FURLANI, Jimena. Mitos e tabus da sexualidade humana: subsídios ao trabalho em educação sexual. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
______________. O Bicho vai pegar! Um Olhar pós-estruturalista à Educação Sexual a partir de livros paradidáticos infantis. 2005. (Tese de Doutorado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação. Porto Alegre: PPG Edu/UFRGS. 2005.
GALLO, Sílvio. Acontecimento e resistência: educação menor no cotidiano da escola. In: CAMARGO, Ana Maria Facciolli de; MARIGUELA, Márcio (orgs.). Cotidiano escolar: emergência e invenção. Piracicaba: Jacintha Editores, 2007.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
RODRIGUES, José Rafael Barbosa; SILVA, Josenilda Maria Maués da. Práticas de subjetivação no currículo da educação básica: que vidas estamos produzindo? In: COSTA, Gilcilene Dias da et al (orgs). Currículo, diferença e pesquisa na escola básica. Curitiba: CRV, 2018.
REIS, Fábio Pinto Gonçalves dos; CARNEIRO, Kleber Tuxen. Corpo, gênero e sexualidades na educação física escolar: disciplina, norma e controle. Anais do VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade; III Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade; III Luso-brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero e Saúde. Rio Grande - RS: FURGS, 2018. v. 1. p. 1.
SACRISTÁN, José Gimeno. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio. Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María Del Pilar Baptista Metodologia de pesquisa. 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, jul/dez., p. 71 a 79,1995.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SOARES, Carmem Lúcia. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.
SOARES, Carmem Lúcia. Pedagogias do corpo: higiene, ginásticas, esporte. In: RAGO, Margaret; VEIGA NETO, Alfredo Veiga. Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
XAVIER FILHA, Constantina. A criança, a família e a Instituição de Educação Infantil. Cuiabá: Editora UFMT, 2007.
_____________________. Educação para a sexualidade, para a equidade de gênero e para a diversidade sexual. Campo Grande: Editora UFMS, 2009.
_____________________. Sexualidade, gêneros e diferenças na Educação das Infâncias. Campo Grande: Editora UFMS, 2012.