Corpo feminino e mídia: a análise da capa de uma revista Veja como alternativa de intervenção nas aulas de Educação Física

Cássia Marques Cândido, Márcio da Silva, Fernanda Leocádio Bitencourt Sombra, Heliane do Nascimento Silva, Heloísa Suzano de Almeida, Monique Ribeiro de Assis

Resumo


O objetivo do estudo é analisar os sentidos presentes na abordagem de um corpo feminino que estampou uma capa da revista Veja, no ano de 2011. Sustentados pela experiência profissional, acreditamos que o trajeto percorrido sirva para auxiliar outros professores no planejamento de situações de aula destinadas a pensar na influência que a mídia exerce na produção da insatisfação com a imagem corporal em mulheres.  O método é Análise do Discurso segundo a perspectiva de Orlandi e a discussão está organizada com base numa grade analítica já existente. Os resultados evidenciam como o corpo feminino é foco dos apelos da mídia e como a ciência e a tecnologia se colocam a serviço do consumo. A imagem incentiva que corpos saudáveis se submetam a intervenções cirúrgicas em prol da estética, o que acontece por meio da divulgação de um modelo supostamente ideal, que remete a um padrão corporal europeizado improvável para o biótipo brasileiro. Pensando a análise como possibilidade de intervenção didática, ficou sugerido um exemplo de como fazer.


Palavras-chave


Educação Física; Corpo feminino; Mídia; Imagem Corporal

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