Corpo feminino e mídia: a análise da capa de uma revista Veja como alternativa de intervenção nas aulas de Educação Física

Autores

  • Cássia Marques Cândido Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Márcio da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF.
  • Fernanda Leocádio Bitencourt Sombra Universidade do estado do Rio de Janeiro
  • Heliane do Nascimento Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF.
  • Heloísa Suzano de Almeida Universidade Cândido Mendes
  • Monique Ribeiro de Assis Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação Física, Corpo feminino, Mídia, Imagem Corporal

Resumo

O objetivo do estudo é analisar os sentidos presentes na abordagem de um corpo feminino que estampou uma capa da revista Veja, no ano de 2011. Sustentados pela experiência profissional, acreditamos que o trajeto percorrido sirva para auxiliar outros professores no planejamento de situações de aula destinadas a pensar na influência que a mídia exerce na produção da insatisfação com a imagem corporal em mulheres.  O método é Análise do Discurso segundo a perspectiva de Orlandi e a discussão está organizada com base numa grade analítica já existente. Os resultados evidenciam como o corpo feminino é foco dos apelos da mídia e como a ciência e a tecnologia se colocam a serviço do consumo. A imagem incentiva que corpos saudáveis se submetam a intervenções cirúrgicas em prol da estética, o que acontece por meio da divulgação de um modelo supostamente ideal, que remete a um padrão corporal europeizado improvável para o biótipo brasileiro. Pensando a análise como possibilidade de intervenção didática, ficou sugerido um exemplo de como fazer.

Biografia do Autor

Cássia Marques Cândido, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004) e mestrado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Possui especialização em Psicopedagogia e Orientação Educacional pela Universidade pela Federal Rural do Rio de Janeiro (2007) e especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Participa de pesquisas sobre o imaginário social relacionado à imagem profissional da Educação Física abordada pelos meios de comunicação. Cursa doutorado no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências e do Esporte oferecido pela UERJ.

Márcio da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF.

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- UFRRJ (2004). Especialista em Educação Especial - Especialização Deficiência Mental pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2009). Professor Docente I em Duas Cadeiras na Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro desde 2007. Tem experiência na área de Educação Física Escolar e Academias de Ginásticas e Musculação.

Fernanda Leocádio Bitencourt Sombra, Universidade do estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004) Especialista em Educação e Reeducação Psicomotora pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2006) Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Professora de Educação Física da Rede Pública Estadual e Municipal do Rio de Janeiro. Foi Professora substituta do Colégio de Aplicação da UFRJ em 2010. Implementadora do projeto Recrearte para professores dos anos iniciais da Prefeitura da Cidade de São João de Meriti. Coordenou o Programa Mais Educação do Governo Federal na Rede pública de São João de Meriti . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar.

Heliane do Nascimento Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF.

Mestranda em Cognição e Linguagem na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Graduanda em Pedagogia na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Possui graduação em Licenciatura em Letras pelo Centro Universitário São José de Itaperuna (2007); Pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários pelas Faculdades Integradas Padre Humberto (2008).

Heloísa Suzano de Almeida, Universidade Cândido Mendes

Mestre em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Brasília (2003) e especialização em Anatomia Humana pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (2007). Atualmente finaliza o curso de Licenciatura em Dança pela Universidade Candido Mendes. Pertenceu ao Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1982 e ao Ballet Teatro Guaíra entre 1983 e 1998 como bailarina. É professora das disciplinas de Anatomia, Cinesiologia e Técnica do Balé Clássico do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Candido Mendes. Aplica em suas aulas de dança, em escolas, companhias profissionais e em seus cursos, princípios de Anatomia, Fisiologia, Cinesiologia e Biomecânica com objetivo de melhorar a performance do bailarino. Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas à técnica do balé clássico e suas relações socioculturais e a dança para pessoas com doença de Parkinson.

Monique Ribeiro de Assis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Psicanalista. Possui graduação em Psicologia, graduação em Educação Física, mestrado e doutorado pela Universidade Gama Filho. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte e do Exercício da UERJ. Desenvolve suas pesquisas na área do imaginário social, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso (imagem e palavra), questões relacionadas à imagem corporal, consumo associado ao aperfeiçoamento do corpo e subjetividades contemporâneas, universo da dança em seu contexto histórico e estético. Membro provisório da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro

Referências

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro. Zahar, 2001.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Brasília: Ministério da Educação, 1999.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Brasília: Ministério da Educação, 1999.

CIVITA, R. Missão da Veja. 2013. São Paulo, SP. Disponível em:

www.publiabril.com.br/marcas/4/revista/informacoes-gerais>

FARINA M, PEREZ C, BASTOS D. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgard Bücher; 2006.

GONÇALVES, J. A; MOREIRA, E.A.M.; TRINDADE, E.B.S.M.; FIATES, G.M.R . Transtornos alimentares na infância e na adolescência. Revista Paulista de Pediatria, 31(1):96-103, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rpp/v31n1/17.pdf>

HERNANDES, N. A mídia e seus truques: o que jornal, revista, TV, rádio, e internet fazem para captar e manter a atenção do público. São Paulo: Contexto; 2006.

INEP (2015). Matriz de referência. Disponível em:<http://portal.inep.gov.br/matriz-de-referencia>

ORLANDI, E. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. São Paulo: Pontes; 2005.

ORLANDI, E. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas: Pontes; 2007.

PIRES, Giovani, de Lorenzi. A Educação Física e o discurso midiático: abordagem crítico-emancipatória em pesquisa-ação no ensino de graduação (Tese de doutorado). Campinas, SP, 2000.

SANTOS, S. M.; BRUGGEMANN, A.L.; POFFO, B.N.; SILVEIRA, J.; BIANCHI, P.; JUNIOR, G.C.; FAUTH, F. Estudo da produção científica sobre Educação Física e mídia/TICS em periódicos nacionais (2006-2012). Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 36, 2014. Disponível em: < http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/2122/1080>

SERRA, G.M.A.; SANTOS, E.M. Saúde e mídia na construção da obesidade e do corpo perfeito. Revista Ciência e Saúde Coletiva, 8(3): 691-701, 2003. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/csc/v8n3/17450.pdf>

SILVA, A. C. Tematizando o discurso da mídia sobre saúde com alunos do ensino médio. Motrivivência, n. 37, p. 115-122, 2012. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/24454>

SILVA, A. M. Corpo, ciência e mercado: reflexões acerca da gestação de um novo arquétipo da felicidade. Campinas/Florianópolis: Autores Associados/EDUFSC, 2001.

VIANNA, C. S. M. Da imagem da mulher imposta pela mídia como uma violação dos direitos humanos Revista da Faculdade de Direito da UFPR, 43(0), 2005. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/direito/article/viewArticle/699>

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-03-16

Edição

Seção

Artigos