Corpo feminino e mídia: a análise da capa de uma revista Veja como alternativa de intervenção nas aulas de Educação Física
Palabras clave:
Educação Física, Corpo feminino, Mídia, Imagem CorporalResumen
O objetivo do estudo é analisar os sentidos presentes na abordagem de um corpo feminino que estampou uma capa da revista Veja, no ano de 2011. Sustentados pela experiência profissional, acreditamos que o trajeto percorrido sirva para auxiliar outros professores no planejamento de situações de aula destinadas a pensar na influência que a mídia exerce na produção da insatisfação com a imagem corporal em mulheres. O método é Análise do Discurso segundo a perspectiva de Orlandi e a discussão está organizada com base numa grade analítica já existente. Os resultados evidenciam como o corpo feminino é foco dos apelos da mídia e como a ciência e a tecnologia se colocam a serviço do consumo. A imagem incentiva que corpos saudáveis se submetam a intervenções cirúrgicas em prol da estética, o que acontece por meio da divulgação de um modelo supostamente ideal, que remete a um padrão corporal europeizado improvável para o biótipo brasileiro. Pensando a análise como possibilidade de intervenção didática, ficou sugerido um exemplo de como fazer.
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