GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E DISCIPLINAS RELACIONADAS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

Palavras-chave:

Educação Física, formação inicial, disciplina específica, pessoas com deficiência.

Resumo

A formação em Educação Física tornou, em 1987, obrigatória uma disciplina específica na grade curricular para desenvolver conhecimentos e conteúdos sobre pessoas com deficiência. Hoje, 33 anos após sua criação, essa disciplina apresenta-se de diferentes maneiras no Brasil. Considerando essa multiplicidade, o presente artigo objetivou averiguar, através do método da revisão sistemática da literatura, o que as dissertações e teses a nível nacional expõem sobre a realidade da disciplina específica voltada para as pessoas com deficiência nos cursos de graduação em Educação Física no contexto do Brasil. Com base nos critérios de inclusão e exclusão foram analisados treze estudos, os quais, em unanimidade, constataram a necessidade de reestruturação da disciplina no que compete a ampliação das cargas horárias, acréscimo de conteúdos e possibilidades de vivências e experencias práticas e diretas com o público estudado, visando tornar a formação mais efetiva para os futuros profissionais. As conclusões dos estudos ainda consideraram a importância das outras disciplinas que compõem a grade curricular aprimorarem seus conteúdos teóricos e práticos, abarcando essa população como alvo de seus conhecimentos.

Biografia do Autor

Mayara Erbes Ranzan, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Educação Física- Licenciatura (UNIOESTE) - Centro de Educação, Ciências Humanas e Letras.

Mestrado em Educação Especial (UFSCar) - Centro de Educação e Ciências Humanas, dpto Pscicologia

Especialização em Atividade Física Adaptada (UNICAMP)

Doutorado em andamento em Esucação Especial (UFSCar) - Centro de Educação e Ciências Humanas, dpto Pscicologia

Edison Duarte, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Graduação em Fisioterapia (puc - CMPINAS)

Mestrado (UNICAMP)

Doutorado em Anatomia Humana (UNICAMP)


Professor titular no Departamento de Estudos de Atividade Física Adaptada na Fac. Ed. Física (FEF - UNICAMP)

Fátima Elisabeth Denari, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduação em Estudos Sociais pela Associação de Escolas Reunidas de São Carlos

Graduação - Complementação Pedagógica pela Faculdade Sâo Luiz

Mestrado em Educação Especial (UFSCar)

Doutorado em Metodologia do Ensino (UFSCar)

Professora associada ao departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

2021-06-21

Edição

Seção

Artigos de Revisão