v. 17 n. 1 (2021)

ATENDENDO à dinâmica atual dos periódicos científicos, iremos adotar a modalidade de publicação contínua.

Agosto de 2021. Perto de 560.000 mortos por Covid-19. Esse é o resultado de uma política genocida protagonizada pelo atual governo que deve ser rechaçada, criticada e combatida. A consecução deliberada de um projeto destrutivo teve como desdobramento a morte larguíssima escala no território nacional. A culminância da mentira intencional como forma de atuar politicamente com vistas a arregimentar seguidores- mobilizando por meio do universo falseado de construções-, tem como resultado um estrago inédito no Brasil (e em outros países também assolados por governantes do mesmo espectro político). A reação conservadora de frações burguesas em nível mundial, pautado no ataque mais direto à classe trabalhadora e aos valores democráticos, atualizando os momentos históricos que as classes dominantes perderam qualquer verniz democrático para realização de seus interesses. Os exemplos históricos se avolumam. Além das ditaduras em nosso continente, a deposição de governos por meios abertamente violentos ou por conspirações devidamente patrocinadas pelas frações internas e externas da burguesia, toda experiência da colonização na África e Ásia por parte dos países capitalistas centrais mostram que o avanço reacionário contemporâneo não é um ponto fora da curva.

As perdas ficaram próximos de cada 1 de nós. Não há brasileiro ou brasileira que não tenha sido atingido pela pandemia. Das 560.000 mortes, uma foi especialmente próxima a essa jornada. No caso desse Dossiê, temos a honrosa, e ainda assim tristíssima homenagem, a uma de nossos autores. Wagner Matias, técnico do Ministério da Educação e professor de Educação Física da Rede do Distrito Federal, doutor em Educação Física pela UNB, ativo colaborador da REVISTA ARQUIVOS EM MOVIMENTO como parecerista e que estava inscrito num concurso público para EEFD-UFRJ. Pode ser que tenhamos perdido um futuro colega que muito iria contribuir para EEFD. Juntamente a Eldernan dos Santos Dias (UNB), Wagner Barbosa Matias é autor do texto “MARXISTAS EM CAMPO”: ESBOÇO DA CRÍTICA AO ESPORTE ESPETÁCULO. Wagner Matias, aos 38 anos, nos deixou em função de complicações da COVID-19 no início de junho de 2021. Cada dia de atraso na aquisição de vacinas por parte do Governo Bolsonaro- enredo agora aprofundado pela CPI da COVID pelo Senado Federal- ceifou um número considerado de vidas, dentre as quais de Wagner Matias. Essa e muitas outras vidas teriam sido poupadas se a aquisição de vacinas, campanhas de distanciamento social, orientações efetivas e não de remédios sabidamente ineficazes fossem executadas pelo Governo Bolsonaro. Wagner Matias estará presente por longo tempo no âmbito da Educação Física e sul-americana por meio de sua obra. Não teremos mais sua presença e seu brilhantismo. A desaparição de alguém com esse potencial para alçar voos tão incríveis revela muito de nossa tragédia.

Em tempos atuais, que se misturam ideias de apagamento da ciência em contraste à necessidade de reunir esforços científicos para minimizar efeitos da pandemia de coronavírus com esforços de diferentes países para manter (alguma) “coesão” social e não haver uma completa desagregação sistêmica que dilua a organização social e econômica, se expressa também a relevância do processo reflexivo sobre questões inerentes à Educação Física, compreendendo-a de forma ampla. 

A temática “trabalho”, por exemplo, é um termo abrangente e multifacetário, sendo objeto de debates acumulados entre pesquisadores com publicações nas mais diversas áreas do conhecimento. Como uma característica tipicamente humana, o trabalho oferece uma miríade de possibilidades ao pesquisador com interfaces e especificidades relacionadas à Educação Física. As possibilidades de definição de propostas e objetivos teóricos, atravessando os trajetos acadêmico-científicos, são várias e distintas: seja pensando em novas configurações e arranjos, seja observando o trabalho como um complexo ontológico, seja como uma racionalidade de produção e produtividade, seja como um objetivo da formação inicial e continuada de uma área, dentre outras. 

            Desse modo, a Revista Arquivos em Movimento oferece à comunidade acadêmico-científica a publicação de textos de variadas estruturas epistemológicas e teórico-metodológicas, com recortes analíticos e teórico-práticos organizados em um Dossiê sobre a temática TRABALHO, FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA. Reunimos nesse Dossiê, que ora apresentamos, pesquisadores debatendo sobre essa temática de diversas regiões do país, além de um texto advindo do Uruguai. 

 

1)  autor: Álcio Crisóstomo Magalhães. LUGAR DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA MATRIZ CURRICULAR DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

2) AUTORES: Eldernan dos Santos Dias, Wagner Barbosa Matias (In Memorian). “MARXISTAS EM CAMPO”: ESBOÇO DA CRÍTICA AO ESPORTE ESPETÁCULO

3) José Montanha Soares, Marcelo Resende Teixeira, Daniel Cantanhede Behmoiras. A PSICOMOTRICIDADE VAI AO CAPITAL: NOTAS A DESPEITO DAS APROPRIAÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA ESCOLA

4) José Augusto Dalmonte Malacarne, Daniella de Brito Alexandria, Pedro Henrique Melo de Carvalho, Alexandre Palma. A ABORDAGEM SOBRE “SAÚDE” NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

5) Matheus Brasileiro Diniz, Melina Silva Alves. Crítica ao planejamento participativo no ensino médio: em defesa do ensino do conhecimento científico na escola pública

6) Aline Silva Andrade Nunes, Elen de Fátima Lago Barros Costa, Lícia Cristina Araújo da Hora. A IMPOSSIBILIDADE PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO

7) Jennifer Aline Zanela, Caroline Correia Maciel, José Milton de Lima. PROJETO DE FORMAÇÃO HUMANA EM ABORDAGENS DO CONSENSO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

8) Leon Ramyssés Vieira Dias, Jennifer Aline Zanela, Marcelo Ribeiro de Castro. O PENSAMENTO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE VITOR MARINHO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E HUMANA

9) Renata Linhares, Hugo Leonardo Fonseca da Silva, Ângela Cristina Belém Mascarenhas, Sherry Max de Souza, Marcos Jerônimo Diás Júnior. O ESTÁGIO, A PRECARIZAÇÃO DO MUNDO DO TRABALHO E A FORMAÇÃO DOS(AS) ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

10) Liber Benítez, Evelise Amgarten Quitzau. LA FORMACIÓN DE FUTBOLISTAS ENTRE EL AMATEURISMO, EL PROFESIONALISMO Y EL SISTEMA DEPORTIVO GLOBAL: UN ESTUDIO A PARTIR DEL FÚTBOL INFANTIL EN URUGUAY. 

 

            Assim, convidamos a todos e todas para leitura dos textos e a visitarem o sítio da revista https://revistas.ufrj.br/index.php/am na qual poderão conferir todas as informações necessárias, inclusive para publicação que, atualmente, estão em fluxo contínuo.

Um abraço a todos e boa leitura:

Marcelo Paula de Melo

Ângela Celeste Barreto de Azevedo

André Malina

 

Publicado: 2021-04-11

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