PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM INÍCIO DE CARREIRA E A UTILIZAÇÃO DO REGISTRO DAS AULAS COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO FORMATIVO

Autores

Palavras-chave:

Registros, Professores de Educação Física, Início de carreira.

Resumo

O presente artigo objetiva relatar práticas de registro mapeadas durante o percurso de uma pesquisa-ação crítica com abordagem colaborativa, realizada com professores de Educação Física em início de carreira ao longo do ano letivo de 2017. Utilizou-se de dois dispositivos mediadores: as observações colaborativas, onde os registros foram observados, interpretados e registrados, e os ciclos de estudos reflexivos, momento em que os professores compartilharam os sentidos atribuídos aos registros. Reconhece as questões que caracterizam a fase inicial da carreira, como fundamentais para compreender os sentidos atribuídos aos registros durante as reflexões proporcionadas pela pesquisa. Os partícipes da pesquisa foram três professores de Educação Física, aprovados no concurso público do município de Cuiabá, MT, egressos da mesma instituição de ensino superior onde foram bolsistas do Programa de Iniciação à Docência – PIBID. Os professores atuam em escolas de Ensino Fundamental e exercem a docência desde a Educação Infantil até o sexto ano. Para além da relação com o processo de ensino e aprendizagem, os registros revelam a função de relacionar teoria e prática, contrapor práticas anteriores, revelar a diversidade de possibilidades de conteúdos, legitimar a Educação Física como componente curricular obrigatório, ressaltando a importância que deve se dar a essa fase da profissão.

Biografia do Autor

Luciane de Almeida Gomes, Faculdade de Educação Física Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, na linha de Culturas Escolares e Linguagens (2019). Atuou como assessora técnica pedagógica da Coordenadoria de Ensino Fundamental - Secretaria de Estadual de Educação/MT. Atualmente professora Adjunta III do Departamento de Teoria e Fundamentação em Educação Física da Faculdade de Educação Física - UFMT, Chefe do Departamento de Teoria e Fundamentação em Educação Física da FEF/UFMT. Atuou como Coordenadora Adjunta do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio no estado de Mato Grosso. Membro do Comitê MT da Campanha Nacional pelo direito à Educação. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Educação Básica, conteúdos, currículo, Políticas Educacionais, escola e Ciclos de Formação Humana, Formação Inicial e Continuada de professores, Indução Profissional, Pesquisa Colaborativa

Evando Carlos Moreira, Faculdade de Educação Física Universidade Federal de Mato Grosso

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André, Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, Portugal. Atualmente é Professor Associado III da Faculdade de Educação Física. É Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação do Instituto de Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional com polo na Faculdade de Educação Física, com coordenação nacional da UNESP, ambos da Universidade Federal de Mato Grosso. É líder do GEEFE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Práticas Pedagógicas vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso, MT. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Educação Física Escolar. Atualmente dedica-se aos estudos das práticas pedagógicas, das metodologias de ensino para Educação Física Escolar e história e memória da Educação Física e do Esporte.

Referências

DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto, Portugal: Porto, 2001.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto, Portugal: Porto, 2013.

GARCÍA, Carlos Marcelo; VAILANT, Denise. Políticas y programas de inducción en la docencia en latinoamérica. Cadernos de pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1224-1249, out./ dez., 2017.

GONÇALVES, José Alberto M. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Porto, Portugal: Porto, 2013.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (Org.). Vidas de professores. Porto, Portugal: Porto, 2013.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília, DF: Liber Livro, 2008.

MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza e colaboradores. Reflexões sobre o fazer pedagógico da educação física. Motriz, v. 16, n.1, p. 199-206, jan./ mar., 2010.

NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Porto, Portugal: Porto, 2013.

______. Diálogos entre formação de professores e as pesquisas sobre educação na atualidade. 16 de junho de 2016. Palestra na Universidade Federal de Mato Grosso.

SANTOS, Wagner dos e colaboradores. Avaliação na educação física escolar: reconhecendo a especificidade de um componente curricular. Movimento, v. 21, n. 1, p. 205-218, jan./mar., 2015.

Publicado

2021-11-27

Edição

Seção

Artigos