PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM INÍCIO DE CARREIRA E A UTILIZAÇÃO DO REGISTRO DAS AULAS COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO FORMATIVO
Palabras clave:
Registros, Professores de Educação Física, Início de carreira.Resumen
O presente artigo objetiva relatar práticas de registro mapeadas durante o percurso de uma pesquisa-ação crítica com abordagem colaborativa, realizada com professores de Educação Física em início de carreira ao longo do ano letivo de 2017. Utilizou-se de dois dispositivos mediadores: as observações colaborativas, onde os registros foram observados, interpretados e registrados, e os ciclos de estudos reflexivos, momento em que os professores compartilharam os sentidos atribuídos aos registros. Reconhece as questões que caracterizam a fase inicial da carreira, como fundamentais para compreender os sentidos atribuídos aos registros durante as reflexões proporcionadas pela pesquisa. Os partícipes da pesquisa foram três professores de Educação Física, aprovados no concurso público do município de Cuiabá, MT, egressos da mesma instituição de ensino superior onde foram bolsistas do Programa de Iniciação à Docência – PIBID. Os professores atuam em escolas de Ensino Fundamental e exercem a docência desde a Educação Infantil até o sexto ano. Para além da relação com o processo de ensino e aprendizagem, os registros revelam a função de relacionar teoria e prática, contrapor práticas anteriores, revelar a diversidade de possibilidades de conteúdos, legitimar a Educação Física como componente curricular obrigatório, ressaltando a importância que deve se dar a essa fase da profissão.
Citas
DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto, Portugal: Porto, 2001.
GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto, Portugal: Porto, 2013.
GARCÍA, Carlos Marcelo; VAILANT, Denise. Políticas y programas de inducción en la docencia en latinoamérica. Cadernos de pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1224-1249, out./ dez., 2017.
GONÇALVES, José Alberto M. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Porto, Portugal: Porto, 2013.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (Org.). Vidas de professores. Porto, Portugal: Porto, 2013.
IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília, DF: Liber Livro, 2008.
MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza e colaboradores. Reflexões sobre o fazer pedagógico da educação física. Motriz, v. 16, n.1, p. 199-206, jan./ mar., 2010.
NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Porto, Portugal: Porto, 2013.
______. Diálogos entre formação de professores e as pesquisas sobre educação na atualidade. 16 de junho de 2016. Palestra na Universidade Federal de Mato Grosso.
SANTOS, Wagner dos e colaboradores. Avaliação na educação física escolar: reconhecendo a especificidade de um componente curricular. Movimento, v. 21, n. 1, p. 205-218, jan./mar., 2015.