O INÍCIO DA CARREIRA DE UM PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DESAFIOS, SABERES E PERSPECTIVAS

Autores

Palavras-chave:

Ciclo de Ciclo de Vida. Saberes da Experiência. Educação Física.

Resumo

O presente artigo objetivou analisar os saberes da experiência emergentes da prática pedagógica de uma professora em início de carreira lotada na Diretoria de Ensino Norte II da rede estadual pública de São Paulo. Os caminhos metodológicos se pautaram na entrevista semiestruturada e análise de conteúdo tendo como referenciais o ciclo de vida e os saberes da experiência. Identificamos que embora a carreira no campo escolar como professora efetiva fosse uma opção para busca de estabilidade profissional, esse período trouxe descobertas significativas quanto ao seu papel na formação dos alunos, que a manteve motivada a permanecer nesse campo de atuação. Além disso, foram identificadas as categorias: social que tratou do papel docente, da finalidade da educação e da acessibilidade a vivências da cultura corporal; e o conhecimento específico e pedagógico que abarcaram os conteúdos que podem ser viabilizados na Educação Física e a relação professor-aluno como ponto crucial da permanência na carreira. Concluímos que os achados frente ao ciclo de vida e os saberes experienciais permitam amenizar o choque com a realidade de futuros professores que adentrarem esse campo.

Biografia do Autor

Camila Borges-Ribeiro, Instituto de Educação da FURG

Educação Física Escolar, Saberes docentes, Histórias de vida, Basquetebol.

Dagmar Hunger, UNESP/Bauru

Faculdade de Ciências da UNESP/Bauru

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Publicado

2021-11-27

Edição

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Artigos