O INÍCIO DA CARREIRA DE UM PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DESAFIOS, SABERES E PERSPECTIVAS

Auteurs-es

Mots-clés :

Ciclo de Ciclo de Vida. Saberes da Experiência. Educação Física.

Résumé

O presente artigo objetivou analisar os saberes da experiência emergentes da prática pedagógica de uma professora em início de carreira lotada na Diretoria de Ensino Norte II da rede estadual pública de São Paulo. Os caminhos metodológicos se pautaram na entrevista semiestruturada e análise de conteúdo tendo como referenciais o ciclo de vida e os saberes da experiência. Identificamos que embora a carreira no campo escolar como professora efetiva fosse uma opção para busca de estabilidade profissional, esse período trouxe descobertas significativas quanto ao seu papel na formação dos alunos, que a manteve motivada a permanecer nesse campo de atuação. Além disso, foram identificadas as categorias: social que tratou do papel docente, da finalidade da educação e da acessibilidade a vivências da cultura corporal; e o conhecimento específico e pedagógico que abarcaram os conteúdos que podem ser viabilizados na Educação Física e a relação professor-aluno como ponto crucial da permanência na carreira. Concluímos que os achados frente ao ciclo de vida e os saberes experienciais permitam amenizar o choque com a realidade de futuros professores que adentrarem esse campo.

Bibliographies de l'auteur-e

Camila Borges-Ribeiro, Instituto de Educação da FURG

Educação Física Escolar, Saberes docentes, Histórias de vida, Basquetebol.

Dagmar Hunger, UNESP/Bauru

Faculdade de Ciências da UNESP/Bauru

Références

ALMEIDA, L.; FENSTERSEIFER, P. E. Professoras de Educação Física: duas histórias, um só destino. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 13-35, maio/ago. 2007.

ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso: seu potencial na educação. Cadernos de pesquisa, São Paulo, n. 49, p. 51-54, maio 1984.

AMADO, J.; FERREIRA, M. de M. Usos e abusos da história oral. 8a. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

AMORIM FILHO, M. L. de; RAMOS, G. N. S. Trajetória e construção dos saberes de professoras de educação física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 223-38, abr/jun 2010.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 2ª. ed. Lisboa: Edições 70, 2011.

BENITES, L. ; SOUZA NETO, S. de. Os saberes docentes e a prática pedagógica nas tendências de ensino da educação física. Efdeportes, Buenos Aires, ano 11, n. 103, dez 2006.

BORGES, C. M. F. O professor de educação física e a construção do saber. 2a ed. Campinas, SP : Papirus, 2001.

______. O professor de educação física e o saber docente (de 5a a 8a série) e seus saberes profissionais. Tese (Doutorado em Educação). 2002. Departamento de Educação da Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: 2002.

______. A formação dos docentes de educação física e seus saberes profissionais. In: ______.; DESBIENS, J-F. (Orgs.) Saber, formar e intervir para uma educação física de mudança. Campinas, SP : Autores Associados, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Educação Física. Secretaria de Ensino Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARREIRA FILHO, D. Educação física escolar: sobre o “tecer indispensável da rede”. IN: ______. CORREIA, W. R. Educação física escolar: docência e cotidiano. Curitiba, PR: CRV, 2010.

FARIAS, G. O. Carreira docente em educação física: uma abordagem na construção da trajetória profissional do professor. 2010. 303 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

FARIAS, G. O.; NASCIMENTO, J. V. do; GRAÇA, A.; BATISTA, P. M. F. Crenças e expectativas constituídas ao longo da carreira docente. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 22, n. 4, p. 497-509, 4. trim. 2011.

FARIAS, G. O.; BOTH, J.; FOLLE, A.; NASCIMENTO, J. V. do; BEZERRA, L. Satisfação com o trabalho docente: uma abordagem com professores de educação física. Trabalho apresentado ao XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte CONBRACE e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte CONICE, 2013, Brasília. Anais do XVII Congresso XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte CONBRACE.

FARIAS, G. O.; SHIGUNOV, V.; NASCIMENTO, J. V. do. Prática pedagógica dos professores de Educação Física nos diferentes ciclos de desenvolvimento profissional. In: FOLLE, A.; FARIAS, G. O. (Orgs.) Educação Física: prática pedagógica e trabalho docente. Florianópolis, SC: Ed. da UDESC, 2012. (Coleção Temas em Movimento). v.1.

FOLLE, A.; FARIAS, G. O.; BOSCATTO, J. D.; NASCIMENTO, J. V. do; Construção da carreira docente em educação física: escolhas, trajetórias e perspectivas. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 01, p. 25-49, jan/mar 2009.

GARCES, S. B. B.; LAUXEN, S. de L.; ANTUNES, F. R. Os saberes docentes na formação dos profissionais de educação física. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, PPGE/ME FURB, v. 7, n. 1, p. 198-227, jan/abr 2012.

GONÇALVES, J. A. M. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, A. (Org.) Vidas de professores. 2ª ed. Porto, Portugal: Porto Editora, 1995.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.) Vidas de professores. 2ª ed. Porto, Portugal: Porto Editora, 1995.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 14a. ed. São Paulo: Loyola, 1996.

MARTINY, L. U.; GOMES-DA-SILVA, P. N. “O que eu transformaria? Muita coisa!”: os saberes e os não saberes docentes no estágio supervisionado em educação física. Revista da Educação Física da UEM, Maringá, v. 22, n. 4, p.569-581, 4º. trim 2011.

MOLINA NETO, V. A cultura do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre. Movimento, v.4, n.7, p.34-42, 1997.

NASCIMENTO, J. V. do; GRAÇA, A. A evolução da percepção de competência profissional de professores de Educação Física ao longo de sua carreira docente. In: CONGRESO DE EDUCACIÓN FÍSICA E CIENCIAS DO DEPORTE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. CONGRESO GALEGO DE EDUCACIÓN FÍSICA, Porto, 1998. Anais... Porto: Universidade do Porto, 1998.

NUNES, R. M.; GODOI, M. R. História de vida, formação e desenvolvimento profissional de um professor de Educação Física das redes públicas de educação. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 156-172, 2013.

PENIN, S. Profissão docente e contemporaneidade. In: ______. MARTINEZ, M.; ARANTES, V. M. (Orgs.) Profissão docente: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2009. (Coleção pontos e contrapontos).

PERINI, R. BRACHT, V. Os saberes docentes dos professores de educação física na educação infantil de Serra/ES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, out./dez. 2016.

PIMENTA, S. G. Professor: formação, identidade e trabalho docente. In: ______. Saberes pedagógicos e atividade docente. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PORATH, M.; JOCHEM, P.; FOLLE, A.; FARIAS, G. O.; NASCIMENTO, J. V. do. Fase de desinvestimento da carreira docente de professores de educação física. Movimento, Porto Alegre, v.17, n.04, p. 203-222, out./dez, 2011.

RANGEL-BETTI, I. C.; MIZUKAMI, M. da. G. N. História de vida de uma professora de educação física. Motriz, Rio Claro v. 3, n. 2, p.108- 115, dez 1997.

ROSSI, F.; HUNGER, D. A. C. F. A formação continuada sob análise do professor escolar. São Paulo: Ed. Unesp, Cultura Acadêmica, 2013.

SANTOS, N. Z. dos; BRACHT, V.; ALMEIDA, F. Q. de. Vida de professores de educação física: o pessoal e o profissional no exercício da docência. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p.141-165, abr/jun 2009.

SÃO PAULO. (Cidade). Desigualdade em São Paulo: o IDH. Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Sociedade. Prefeitura de São Paulo. 2002.

_______. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Educação Física / Coord. Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2008.

_______. (Estado). Reorganização do ensino fundamental e do ensino médio / Secretaria da Educação, Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. - São Paulo: SE, 2012. 135 p. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/383.pdf Acesso em: 23/07/2015

SAVIANI, D. Os saberes implicados na formação docente. In: IV Congresso Estadual paulista sobre Formação de Educadores. Águas de São Pedro – PS, 30 de maio de 1996.

SHIGUNOV, V.; FARIAS, G. O.; NASCIMENTO, J. V. O percurso profissional dos professores de Educação Física nas escolas. In: SHIGUNOV. V.; SHIGUNOV NETO, A. Educação Física: conhecimento teórico x prática pedagógica. Porto Alegre: Mediação, 2002. p. 19 -53.

SILVA, M. F. P.; DAMAZIO, M. S. O ensino da educação física e o espaço físico em questão. Pensar a Prática, Goiânia, v.11, n.2, p. 189-196, ago. 2008. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/3590/4066>. Acesso em: 26/08/2015.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Currículo do Estado de São Paulo: linguagens, códigos e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2011.

SILVA, M.; SOUZA NETO, S. Os saberes docentes na história de vida do professor de educação física. Curitiba, PR: CRV, 2011.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 7ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

THOMAS, J. R.; NELSON, J. K. Métodos de pesquisa em atividade física. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

VALENTIM, F. J.; RAMOS, G. L. História de vida e experiências de uma professora de educação física. In: GONÇALVES JUNIOR, L., CORRÊA, D. A., RODRIGUES, C. (Orgs). Educação e experiência construindo saberes em diferentes contextos. Curitiba, PR: CRV, 2011.

Publié-e

2021-11-27

Numéro

Rubrique

Artigos