LUGAR DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA MATRIZ CURRICULAR DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

Autores

Palavras-chave:

Jogos e brincadeiras. Reestruturação Curricular. SEDUCE/GO. Cultura

Resumo

Partindo do entendimento de que as relações de produção dão sentido e significado aos jogos e brincadeiras, questiona-se qual o lugar do lúdico no Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás. A crítica cultural do documento em questão indica que a reforma curricular do Estado de Goiás desenvolve-se por um lado excluindo o elemento jogos e brincadeiras e por outro, enquadrando o par nos limites de um currículo básico, prescrito, altamente disciplinar e centrado de Linguagens e suas tecnologias, mas ou ignora a componente como constituinte da área ou a isola no conteúdo. O documento faz menção à Educação Física como componente curricular da área por completo em sugestões de possibilidades de organização de trabalho pedagógico dadas como a priori.

Biografia do Autor

Álcio Crisóstomo Magalhães, Universidade Estadual de Goiás - ACM

Doutor em Educação pela UFG e docente da Universidade Estadual de Goiás - UEG.

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Publicado

2021-08-02

Edição

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Artigos