TERRITÓRIOS, DESLOCAMENTOS URBANOS E EXPERIÊNCIAS DE UMA PROFESSORA INICIANTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Formação de professores, vida urbana, Educação FísicaResumo
Este trabalho busca investigar o papel dos espaços e tempos urbanos na formação de uma professora iniciante de Educação Física. O pressuposto desta pesquisa é que os usos e apropriações dos espaços e tempos urbanos possuem um caráter formativo, a partir da relação dos sujeitos-professores com a cidade. Para tanto, tomamos a noção de Experiência de Walter Benjamin, que se manifesta através da narrativa dos sujeitos. A metodologia consistiu em observação participante dos deslocamentos urbanos e entrevista semiestruturada de uma professora iniciante de Educação Física, apreendendo suas experiências na cidade de Belo Horizonte. Abordamos as seguintes questões: o processo de escolha pela docência em Educação Física; a dependência do automóvel nos deslocamentos urbanos; o lugar da corporeidade nas práticas pedagógicas e na identidade docente; o caráter instável, precário e “diaspórico” da condição docente no início da carreira, e a abertura para o adensamento da Experiência a partir de seus projetos pessoais e profissionais.
Referências
BELO HORIZONTE, BHTRANS, Balanço Anual da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte 2018 (ano base 2017) https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/bhtrans/2019/documentos/Balan%C3%A7o%20anual%20da%20mobilidade%20urbana%20de%20Belo%20Horizonte%202018%20(ano%20base%202017).pdf. Acesso em: 23 de ago. 2020.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BENJAMIN, Walter. Sobre alguns temas em Baudelaire. In: Obras Escolhidas III: Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, v. 1,1989, p. 103-149.
FRANCO, Renato. 10 Lições sobre Walter Benjamin. Petrópolis-RJ: Vozes, 2015.
KEHL, Maria Rita. O Tempo e o Cão: a atualidade das depressões São Paulo: Boitempo, 2009.
LEFEBVRE, Henry. O Direito à Cidade. São Paulo: Centauro, 2006.
ROCKWELL, Elsie. La Experiencia Etnografica: historia y cultura en los procesos educativos. 1 ed. Buenos Aires: Paidós, 2009.
INSTITUTO de Políticas de Transporte e Desenvolvimento. Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento. O Acesso de Mulheres e Crianças à Cidade. 2018. Disponível em: Acesso em: http://itdpbrasil.org.br/wp-content/uploads/2018/01/ITDP-Brasil-_-O-Acesso-de-Mulheres-e-Criancas-a-Cidade-_-ABR-2018.pdf.12 jun.2018.
SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: 2007.