TERRITÓRIOS, DESLOCAMENTOS URBANOS E EXPERIÊNCIAS DE UMA PROFESSORA INICIANTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, vida urbana, Educação Física

Resumo

Este trabalho busca investigar o papel dos espaços e tempos urbanos na formação de uma professora iniciante de Educação Física. O pressuposto desta pesquisa é que os usos e apropriações dos espaços e tempos urbanos possuem um caráter formativo, a partir da relação dos sujeitos-professores com a cidade. Para tanto, tomamos a noção de Experiência de Walter Benjamin, que se manifesta através da narrativa dos sujeitos. A metodologia consistiu em observação participante dos deslocamentos urbanos e entrevista semiestruturada de uma professora iniciante de Educação Física, apreendendo suas experiências na cidade de Belo Horizonte. Abordamos as seguintes questões: o processo de escolha pela docência em Educação Física; a dependência do automóvel nos deslocamentos urbanos; o lugar da corporeidade nas práticas pedagógicas e na identidade docente; o caráter instável, precário e “diaspórico” da condição docente no início da carreira, e a abertura para o adensamento da Experiência a partir de seus projetos pessoais e profissionais.

Biografia do Autor

Cláudio Márcio Oliveira, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Professor da Faculdade de Educação da UFMG. Doutor em Educação pela UFMG. Mestre em Educação Física pela UFSC. Licenciado em Educação Física pela UFMG.

Karina Figueiredo dos Santos, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Professora da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. Licenciada em Educação Física pela UFMG.

Referências

BELO HORIZONTE, BHTRANS, Balanço Anual da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte 2018 (ano base 2017) https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/bhtrans/2019/documentos/Balan%C3%A7o%20anual%20da%20mobilidade%20urbana%20de%20Belo%20Horizonte%202018%20(ano%20base%202017).pdf. Acesso em: 23 de ago. 2020.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BENJAMIN, Walter. Sobre alguns temas em Baudelaire. In: Obras Escolhidas III: Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, v. 1,1989, p. 103-149.

FRANCO, Renato. 10 Lições sobre Walter Benjamin. Petrópolis-RJ: Vozes, 2015.

KEHL, Maria Rita. O Tempo e o Cão: a atualidade das depressões São Paulo: Boitempo, 2009.

LEFEBVRE, Henry. O Direito à Cidade. São Paulo: Centauro, 2006.

ROCKWELL, Elsie. La Experiencia Etnografica: historia y cultura en los procesos educativos. 1 ed. Buenos Aires: Paidós, 2009.

INSTITUTO de Políticas de Transporte e Desenvolvimento. Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento. O Acesso de Mulheres e Crianças à Cidade. 2018. Disponível em: Acesso em: http://itdpbrasil.org.br/wp-content/uploads/2018/01/ITDP-Brasil-_-O-Acesso-de-Mulheres-e-Criancas-a-Cidade-_-ABR-2018.pdf.12 jun.2018.

SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: 2007.

Publicado

2021-11-27

Edição

Seção

Artigos