A PSICOMOTRICIDADE VAI AO CAPITAL: NOTAS A DESPEITO DAS APROPRIAÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA ESCOLA
Palavras-chave:
Psicomotricidade, Capital, CorporalidadeResumo
Este estudo teve como objetivo analisar uma dissertação de mestrado que trata da inserção da Psicomotricidade nas instituições educacionais brasileiras. O motivador principal para esta resenha foram as irradiações que o termo “psicomotricidade” ganha no cotidiano escolar, sua força e sua disseminação dentro da prática pedagógica do professor de educação física, do pedagogo e da escola de uma maneira geral. O estudo em questão situa-se basicamente na análise do referencial teórico da dissertação em questão, tendo em vista que foi possível constatar, inserido no corpo do trabalho, uma análise rigorosa e uma densa crítica à própria psicomotricidade enquanto ciência do movimento e seus limites históricos. Entendemos que é de suma importância trazer à tona nesta resenha os elementos chave que constituem a psicomotricidade enquanto ciência de seu próprio tempo, alinhada a valores culturais, sociais e políticos dentro da sociedade capitalista. De perspectiva claramente materialista-histórico, o autor da dissertação posiciona-se antagonicamente às visões “ingênuas” e “docilizadas” da psicomotricidade, traçando uma trajetória histórica desta e a luta de classes, a psicomotricidade e o modo de produção capitalista, a psicomotricidade e a classe trabalhadora, a psicomotricidade e a escola pública, isto tudo alinhado ao desenvolvimento da sociedade.
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