DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROFESSORA INICIANTE

Autores

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas. Educação Física Escolar. Professor Iniciante. Diretrizes. Políticas Públicas.

Resumo

O estudo discute as práticas pedagógicas de uma professora de Educação Física iniciante com vistas a uma sistematização de diretrizes para as aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental e para as políticas públicas de formação docente. A discussão se fundamentou nos resultados de uma dissertação de mestrado, desenvolvida mediante um estudo de caso com uso de entrevistas, observação e análise documental. As diretrizes sistematizadas não eximem a responsabilidade das políticas públicas de formação docente, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e da gestão escolar, uma vez que os investimentos e as ações formativas devem voltar-se à especificidade da área, ao nível de ensino de atuação e ao início da carreira. Igualmente, as possibilidades de mudança, apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular, devem alcançar cada estudante, cada sala/quadra de aula e cada escola do território brasileiro (BRASIL, 2017), bem como devem ser consideradas no desenvolvimento de estudos e pesquisas no campo da formação e do trabalho docente. Portanto, este artigo contribui para o delineamento de novas ações pedagógicas na Educação Física no contexto da rede de ensino estadual paulista e para a promoção de novos diálogos sobre práticas pedagógicas de professores iniciantes.    

Biografia do Autor

Catia Silvana da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Campus Naviraí.

Licenciada Plena em Educação Física e Especialista em Treinamento Desportivo pela UENP, Campus Jacarezinho, PR, e Especialista em Educação Física pela UNICAMP, Campus Campinas, SP. Mestre e Doutora em Educação (PPGE-UFSCar), Campus São Carlos, SP. Atualmente integra, como Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, o Quadro de Pessoal Permanente do IFMS, Campus Naviraí. Foi Professora de Educação Básica II, na disciplina de Educação Física na rede de ensino estadual paulista, em Piratininga e em Bauru, SP. Atuou como Professora (Bolsista, Colaboradora e Substituta) na UNESP, Campus Bauru, SP, nas Licenciaturas em Educação Física e Pedagogia e como Professora no curso de Educação Física na FACOL/ISEOL, em Lençóis Paulista, SP. Também atuou como Tutora Virtual na Secretaria Geral de Educação a Distância da UFSCar (na Licenciatura em Pedagogia). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Históricas, Sociológicas e Pedagógicas em Educação Física da UNESP. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em formação de professores e processos de ensino e de aprendizagem na Educação Básica e no Ensino Superior.

Maria Iolanda Monteiro, Universidade Federal de São Carlos, Campus São Carlos, SP.

Graduada em Pedagogia pela UNESP, Campus Araraquara, SP e Mestre em Educação Escolar pela mesma universidade e mesmo campus. Doutora em Educação pela USP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em métodos e técnicas de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas e saberes docentes, êxito e fracasso escolar, alfabetização, letramento, variação linguística, literatura de cordel, educação a distância, formação inicial e continuada de educadores da Educação Básica. Realizou Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP. Professora Associada II da UFSCar, Campus São Carlos, SP, atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade presencial e a distância, onde, tamém, é coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Pertence ao Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens).

 

Referências

AGUIAR, C. S. et al. Principais dificuldades dos professores de Educação Física nos primeiros anos de docência: elementos para (re) orientação das disciplinas de didática e prática de ensino do curso de licenciatura em educação física da UFU. Motrivivência, ano XVII, n. 25, p. 37-55, dez. 2005.

ANDRÉ M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. 2.ª ed. Campinas: Papirus, 1998. 128 p.

BOGDAN R.; BIKLEN S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. 336 p.

BORGES, C. A formação dos docentes de Educação Física e seus saberes profissionais. In: BORGES C.; DESBIENS J-F. (Orgs.). Saber, formar e intervir: para uma Educação Física em mudança. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 157-190.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Secretários da Educação. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Versão homologada. Brasília: MEC, CONSED, UNDIME, 2017. 598 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física (Ensino de 5.ª a 8.ª séries). Brasília: MEC, SEF, 1998. 114 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: MEC, SEB, 2007. 135 p.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física (ensino de 1.ª a 4.ª séries). Brasília: MEC, 1997. 96 p.

Para que os/as autores/as não sejam contactados durante a leitura deste artigo, a referência completa da dissertação de mestrado será inserida posteriormente.

FERREIRA, L. A.; REALI, A. M. M. R. O início da carreira docente na Educação Física. In: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. (Org.). Complexidade da docência e formação continuada de professores. São Carlos: EdUFSCar, 2009. p. 17-43.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione didático, 1997. 224 p.

GUARNIERI, M. R. O início na carreira docente: pistas para o estudo do trabalho do professor. In: GUARNIERI, M. R. (Org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 5-23.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 1995. p. 31-61.

LEAL, P. H. A Educação Física no ciclo II do ensino fundamental: refletindo sobre indicadores educacionais de desenvolvimento profissional da docência com um professor experiente. 2011. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação). São Carlos: UFSCar, 2011.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo de Educação Física. In: Currículo do Estado de São Paulo: linguagens, códigos e suas tecnologias. São Paulo, p. 223-260, 2011a.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza”. Regulamento do Curso de Formação Específica do Concurso Público para Professor Educação Básica II - 2011. São Paulo, p. 1-7, 2011b.

SILVA, M. C. M. O primeiro ano da docência: o choque com a realidade. In: ESTRELA, M. T. (Org.) et al. Viver e construir a profissão docente. Portugal: Porto Editora, LTDA, 1997. p. 51-80.

SILVA, R. B. et al. A Educação Física escolar em Maringá: experiências de ensino-aprendizagem no cotidiano das aulas. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 02, 69-83, jan. 2007.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9.ª ed. Petrópolis: Vozes, 2008. 325 p.

Downloads

Publicado

2021-11-27

Edição

Seção

Artigos