DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROFESSORA INICIANTE

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Práticas Pedagógicas. Educação Física Escolar. Professor Iniciante. Diretrizes. Políticas Públicas.

Résumé

O estudo discute as práticas pedagógicas de uma professora de Educação Física iniciante com vistas a uma sistematização de diretrizes para as aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental e para as políticas públicas de formação docente. A discussão se fundamentou nos resultados de uma dissertação de mestrado, desenvolvida mediante um estudo de caso com uso de entrevistas, observação e análise documental. As diretrizes sistematizadas não eximem a responsabilidade das políticas públicas de formação docente, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e da gestão escolar, uma vez que os investimentos e as ações formativas devem voltar-se à especificidade da área, ao nível de ensino de atuação e ao início da carreira. Igualmente, as possibilidades de mudança, apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular, devem alcançar cada estudante, cada sala/quadra de aula e cada escola do território brasileiro (BRASIL, 2017), bem como devem ser consideradas no desenvolvimento de estudos e pesquisas no campo da formação e do trabalho docente. Portanto, este artigo contribui para o delineamento de novas ações pedagógicas na Educação Física no contexto da rede de ensino estadual paulista e para a promoção de novos diálogos sobre práticas pedagógicas de professores iniciantes.    

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Catia Silvana da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Campus Naviraí.

Licenciada Plena em Educação Física e Especialista em Treinamento Desportivo pela UENP, Campus Jacarezinho, PR, e Especialista em Educação Física pela UNICAMP, Campus Campinas, SP. Mestre e Doutora em Educação (PPGE-UFSCar), Campus São Carlos, SP. Atualmente integra, como Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, o Quadro de Pessoal Permanente do IFMS, Campus Naviraí. Foi Professora de Educação Básica II, na disciplina de Educação Física na rede de ensino estadual paulista, em Piratininga e em Bauru, SP. Atuou como Professora (Bolsista, Colaboradora e Substituta) na UNESP, Campus Bauru, SP, nas Licenciaturas em Educação Física e Pedagogia e como Professora no curso de Educação Física na FACOL/ISEOL, em Lençóis Paulista, SP. Também atuou como Tutora Virtual na Secretaria Geral de Educação a Distância da UFSCar (na Licenciatura em Pedagogia). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Históricas, Sociológicas e Pedagógicas em Educação Física da UNESP. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em formação de professores e processos de ensino e de aprendizagem na Educação Básica e no Ensino Superior.

Maria Iolanda Monteiro, Universidade Federal de São Carlos, Campus São Carlos, SP.

Graduada em Pedagogia pela UNESP, Campus Araraquara, SP e Mestre em Educação Escolar pela mesma universidade e mesmo campus. Doutora em Educação pela USP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em métodos e técnicas de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas e saberes docentes, êxito e fracasso escolar, alfabetização, letramento, variação linguística, literatura de cordel, educação a distância, formação inicial e continuada de educadores da Educação Básica. Realizou Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP. Professora Associada II da UFSCar, Campus São Carlos, SP, atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade presencial e a distância, onde, tamém, é coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Pertence ao Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens).

 

Références

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Para que os/as autores/as não sejam contactados durante a leitura deste artigo, a referência completa da dissertação de mestrado será inserida posteriormente.

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2021-11-27

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