DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROFESSORA INICIANTE
Palabras clave:
Práticas Pedagógicas. Educação Física Escolar. Professor Iniciante. Diretrizes. Políticas Públicas.Resumen
O estudo discute as práticas pedagógicas de uma professora de Educação Física iniciante com vistas a uma sistematização de diretrizes para as aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental e para as políticas públicas de formação docente. A discussão se fundamentou nos resultados de uma dissertação de mestrado, desenvolvida mediante um estudo de caso com uso de entrevistas, observação e análise documental. As diretrizes sistematizadas não eximem a responsabilidade das políticas públicas de formação docente, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e da gestão escolar, uma vez que os investimentos e as ações formativas devem voltar-se à especificidade da área, ao nível de ensino de atuação e ao início da carreira. Igualmente, as possibilidades de mudança, apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular, devem alcançar cada estudante, cada sala/quadra de aula e cada escola do território brasileiro (BRASIL, 2017), bem como devem ser consideradas no desenvolvimento de estudos e pesquisas no campo da formação e do trabalho docente. Portanto, este artigo contribui para o delineamento de novas ações pedagógicas na Educação Física no contexto da rede de ensino estadual paulista e para a promoção de novos diálogos sobre práticas pedagógicas de professores iniciantes.
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Para que os/as autores/as não sejam contactados durante a leitura deste artigo, a referência completa da dissertação de mestrado será inserida posteriormente.
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