Crítica ao planejamento participativo no ensino médio: em defesa do ensino do conhecimento científico na escola pública

Autores

Palavras-chave:

Educação Física, Planejamento Participativo, Educação Escolar

Resumo

O presente estudo apresenta como objeto o planejamento participativo. Objetivou analisar a contribuição deste tipo de planejamento para o trato com o conhecimento no que se refere a seleção, organização e sistematização dos conteúdos de ensino na disciplina educação física. A pesquisa foi referenciada no materialismo histórico-dialético e utilizou-se da análise de conteúdo como técnica da análise de dados. Foi realizada no ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônia Rangel de Farias em João Pessoa-PB. Foram utilizados como instrumentos para levantar os dados da realidade: questionários para os alunos e entrevista semi-estruturada para a professora. Como resultado, verificou-se a falta de domínio dos elementos necessários para a atividade de selecionar os conteúdos considerando os princípios curriculares para o trato com o conhecimento da abordagem Crítico-Superadora. Concluímos que o planejamento participativo não contribuiu para o desenvolvimento do trato com o conhecimento da educação física na perspectiva da construção de uma escola que valorize a transmissão do conhecimento objetivo e elaborado.

Biografia do Autor

Matheus Brasileiro Diniz

Professor Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Melina Silva Alves

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPELPB).

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Publicado

2021-08-02

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Artigos