IMPRINTING CULTURAL: AS MARCAS QUE CONSTROEM A IDENTIDADE DOCENTE DO PROFESSOR INICIANTE

Autores

  • Victor Julierme Santos da Conceição Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sérgio de Oliveira Junior Secretaria estadual de educação de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vitor da Silva Gonçalves Secretaria municipal de educação de Florianópolis Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Emílio de Medeiros Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Professor iniciante, Imprinting Cultural, Cultura Escolar

Resumo

A presente pesquisa é resultado de uma dissertação de mestrado, fundamentada no pensamento complexo de Edgar Morin, e propõe o seguinte objetivo geral: compreender o imprinting cultural que marca os professores iniciantes na sua interação com a cultura docente e a cultura escolar. Como perspectiva metodológica utilizamos a narrativa com três professores iniciantes admitidos em caráter temporário da rede municipal de ensino de Florianópolis-SC. Ao assumir a docência no mundo do trabalho, o professor iniciante carrega consigo o imprinting cultural, mas essas marcas retroagem sob a cultura escolar, que se afirma sobre as marcas culturais influenciando a prática educativa dos professores e confrontando o tornar-se docente constantemente.

Biografia do Autor

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciatura Plena em Educação Física - Universidade Federal de Santa Maria;

Especialista em Pesquisa e ensino do movimento humano -  Universidade Federal de Santa Maria;

Mestre em Educação -  Universidade Federal de Santa Maria;

Doutor em Ciências do Movimento Humano -  Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professor do Colégio de Aplicação e do Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Sérgio de Oliveira Junior, Secretaria estadual de educação de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina

Professor da Rede Pública Estadual de Santa Catarina (SED/SC) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Vitor da Silva Gonçalves, Secretaria municipal de educação de Florianópolis Universidade Federal de Santa Catarina

Professor da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Francisco Emílio de Medeiros, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação (CED/PPGE/UFSC). Professor do Colégio de Aplicação (CA/UFSC).Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Prática Educativa, Identidade Docente e Cultura Escolar – GEPPICE. Membro do Núcleo de Estudos Pedagógicos em Educação Física – NEPEF/UFSC.

Referências

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Publicado

2021-11-27

Edição

Seção

Artigos