IMPRINTING CULTURAL: AS MARCAS QUE CONSTROEM A IDENTIDADE DOCENTE DO PROFESSOR INICIANTE
Schlagworte:
Professor iniciante, Imprinting Cultural, Cultura EscolarAbstract
A presente pesquisa é resultado de uma dissertação de mestrado, fundamentada no pensamento complexo de Edgar Morin, e propõe o seguinte objetivo geral: compreender o imprinting cultural que marca os professores iniciantes na sua interação com a cultura docente e a cultura escolar. Como perspectiva metodológica utilizamos a narrativa com três professores iniciantes admitidos em caráter temporário da rede municipal de ensino de Florianópolis-SC. Ao assumir a docência no mundo do trabalho, o professor iniciante carrega consigo o imprinting cultural, mas essas marcas retroagem sob a cultura escolar, que se afirma sobre as marcas culturais influenciando a prática educativa dos professores e confrontando o tornar-se docente constantemente.
Literaturhinweise
CONCEIÇÃO, V. J. S. da. A construção da identidade docente de professores de Educação Física no início da carreira: um estudo de caso etnográfico na rede municipal e ensino de Porto Alegre – RS. Tese (Doutorado), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Porto Alegre, RS, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GONÇALVES, José Alberto. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, António. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto, 1995.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores In: NÓVOA, A. (org.) Vidas de professores. Porto: Porto, 1995.
JOSSO, M. C. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set. /dez. 2007.
OLIVEIRA JUNIOR, Sérgio de. Um olhar do paradigma da complexidade sobre a construção da identidade docente dos professores iniciantes admitidos em caráter temporário. 2019. 160 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
MARCELO GARCIA, C. Los comienzos em la docência: un profesorado com buenos princípios. Profesorado. Revista de currículum y formación del professorado, Granada, v.13, n.1, p.1-25, 2009.
MARCELO GARCIA, C. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisas sobre Formação de Professores. Vol. 3, n. 03, ago-dez. 2010.
MOLINA NETO, Vicente. A cultura do professorado de educação física nas escolas públicas de Porto Alegre. Movimento, Porto Alegre, v. 4, n. 7, p. 34-42, fev. 1997.
MORIN, EDGAR. Introdução ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina, 2008.
_______________. O método 4: as ideias, habitat, vida, costumes, organização. 6. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011. 320 p.
_______________. O Método 2: A vida da vida. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015. 527 p.
PÉREZ GÓMEZ, Angel I. A Cultura Escolar na Sociedade Neoliberal. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.