HISTÓRIAS NARRADAS, COTIDIANOS VIVIDOS: MODOS DE VIVER E NARRAR O INÍCIO DA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

Palavras-chave:

Narrativas Docentes, Professores Iniciantes, Educação Física, Ateliê Biográfico

Resumo

O presente texto é fruto de uma pesquisa cujo tema central vincula-se às narrativas elaboradas por professores/as iniciantes egressos de um curso de licenciatura em educação física que lecionam em escolas de Educação Básica. A pesquisa buscou evidenciar os principais desafios e dilemas enfrentados por esses docentes nos cotidianos escolares. Para tanto, dialogamos com a compreensão de narrativa apresentada por Benjamin (1994). Em relação aos estudos sobre os processos de inserção e socialização profissional de docentes tomamos como referência as contribuições de Hubermam (1992), Tardif, (2002) e Gariglio (2016).

A abordagem metodológica escolhida foi da pesquisa-formação (JOSSO, 2004). Nesse sentido, apresentamos aos participantes a proposta de elaboração de textos autobiográficos por meio da realização de quatro encontros em que nos inspiramos nas proposições dos Ateliês Biográficos de Formação (DELORY-MOMBERGER, 2006).

As análises das narrativas indiciam um processo singular de inserção profissional relacionado à especificidade da educação física como componente curricular, sobretudo, em relação à necessidade de produção de estratégias de enfrentamento a um conjunto de representações construídas na cultura escolar que reforçam a noção dessa disciplina como  de “segunda classe”.

Biografia do Autor

Admir Soares de Almeida Junior, UFMG

Licenciado em Educação Física (UFMG).

Especialista em Educação Física Escolar (PUC-Minas).

Especialista em Lazer (UFMG).

Mestre em Educação (PUC-Minas)

Doutor em Educação (UNICAMP)

Marcella Ottoni Guedes Oliveira, UFMG

Licenciada e Bacharel em Educaç~sao Física pela EEFFTO/UFMG.

Mestrada no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão social

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Publicado

2021-11-27

Edição

Seção

Artigos