HISTÓRIAS NARRADAS, COTIDIANOS VIVIDOS: MODOS DE VIVER E NARRAR O INÍCIO DA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Keywords:
Narrativas Docentes, Professores Iniciantes, Educação Física, Ateliê BiográficoAbstract
O presente texto é fruto de uma pesquisa cujo tema central vincula-se às narrativas elaboradas por professores/as iniciantes egressos de um curso de licenciatura em educação física que lecionam em escolas de Educação Básica. A pesquisa buscou evidenciar os principais desafios e dilemas enfrentados por esses docentes nos cotidianos escolares. Para tanto, dialogamos com a compreensão de narrativa apresentada por Benjamin (1994). Em relação aos estudos sobre os processos de inserção e socialização profissional de docentes tomamos como referência as contribuições de Hubermam (1992), Tardif, (2002) e Gariglio (2016).
A abordagem metodológica escolhida foi da pesquisa-formação (JOSSO, 2004). Nesse sentido, apresentamos aos participantes a proposta de elaboração de textos autobiográficos por meio da realização de quatro encontros em que nos inspiramos nas proposições dos Ateliês Biográficos de Formação (DELORY-MOMBERGER, 2006).
As análises das narrativas indiciam um processo singular de inserção profissional relacionado à especificidade da educação física como componente curricular, sobretudo, em relação à necessidade de produção de estratégias de enfrentamento a um conjunto de representações construídas na cultura escolar que reforçam a noção dessa disciplina como de “segunda classe”.
References
BENJAMIN, W. Obras Escolhidas I – Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. 7ª ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
BERNARDI, G. B.; NETO, V. M. Implicações da proletarização do trabalho docente na educação física escolar. Pensar a prática, v. 19, n. 2, 2016.
CLARO JR, R.; FILGUEIRAS, I. P. Dificuldades de gestão de aula de professores de Educação Física em início de carreira na escola. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 8, n. 2, 2009.
CONCEIÇÃO, V. J. S.; FRASSON, J. S.; VON BOROWSKI, E. B. A influência da socialização sobre o percurso docente dos professores de Educação Física no início da carreira. Pensar a Prática, v. 17, n. 2, 2014.
DELORY-MOMBERGER, C. Formação e socialização: os ateliêsbiográficos de projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 359-371, maio/ago, 2006.
FARIAS, G. O. et al. Ciclos da trajetória profissional na carreira docente em educação física. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 24, n. 2, p. 441-454, 2018.
FERREIRA, L. A. O professor de Educação Física no primeiro ano da carreira: análise da aprendizagem profissional a partir da promoção de um programa de iniciação à docência. Tese de Doutorado. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2005.
FRASSON, J. S.; WITTIZORECKI, E. S. Identidade(s), cultura escolar e subjetividades: os fios que constituem o processo de socialização docente dos professores de Educação Física iniciantes na carreira docente. Motrivivência. Florianópolis. Vol. 31, n. 57 (jan./mar. 2019), p. 01-23, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1997.
FREITAS, M. N. C. Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes. Cadernos de Pesquisa, no. 115, São Paulo, 2002.
FONTANA, R. C. Trabalho e subjetividade: nos rituais da iniciação, a constituição do ser professora. Caderno CEDES [online], vol. 20, no. 50, abr. 2000. Disponível em:
GARIGLIO, J. A. et al. PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A ENTRADA NA PROFISSÃO DOCENTE: uma iniciação à docência singular? In: Anais do III Congresso Internacional sobre Professorado e Inserción Profesional a la Docencia, Santiago, 2012.
GARIGLIO, J. A. DILEMAS E APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis
GARIGLIO, J. A. A inserção profissional de professores de educação física iniciantes: aprendendo a ser professor. Educação (Porto Alegre), v. 39, n. 3, p. 312-326, set.-dez. 2016
GARIGLIO, J. A. Singularidades da inserção profissional de professores de educação física iniciantes. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 23, n. 3, p. 1001-1012, 2017a.
GARIGLIO, J. A.; REIS, C. G. A dupla vulnerabilidade profissional de professores de Educação Física iniciantes. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 2, p. 398-432, 2017b.
GUARNIERI, M. R. Tornando-se professor: o início na carreira docente e a consolidação da profissão. Tese de Doutorado. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 1996.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Vida de professores. Porto: Porto Editora, 1992.
IMBERNÓN, F. La formación y el desarrollo profesional del profesorado: hacia uma nueva cultura profesional. 3.ed. Barcelona: Graó, 1998.
JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. Tradução de José Claudino e Julia Ferreira. São Paulo: Cortez. 2004.
KAEFER, R. C. L. A construção das identidades profissionais de quatro professores de educação física iniciantes da Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS. 2014. 251. Dissertação em Ciências do Movimento - Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
KRUG, M. et al. Os desafios do cotidiano educacional de professores de Educação Física iniciantes na educação básica. Revista Didática Sistêmica, v. 19, n. 2, p. 14-28, 2017.
LARROSA BONDÍA, J. Notas sobre Narrativa e Identidade. In: ABRAHÃO, M.H.M.B. (org.). A Aventura (Auto) Biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
MEDEIRO, C. et al. Identização docente de professores de Educação Física no início de carreira. Educação em Perspectiva, v. 5, n. 2, 2014.
MOLINA NETO, V.; MOLINA. R. K. Pesquisa Qualitativa em Educação Física Escolar: a experiência do F3P-EFICE. In: MOLINA NETO, V.; BOSSLE, F. (orgs). O Ofício de Ensinar e Pesquisar na Educação Física Escolar. Porto Alegre: Sulina, 2010. P.09-36
NOGUEIRA, E.G.D; ALMEIDA, O.A. Há luz no início do túnel? A formação de professores iniciantes e acadêmicos residentes em foco. In: REBOLO, F.; TEIXEIRA, L.R.M; PERRELLI, M.A.S. (Orgs.). Docência em Questão: discutindo trabalho e formação. Campinas: Mercado das Letras, 2012. P205-228.
OLIVEIRA, C. B. Mídia, Cultura Corporal e Inclusão: Conteúdos da Educação Física Escolar. Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v.10. n. 77, oct, 2004.
PAIXÃO, J. A.; BARROSO, Y. W. S.; CUSTÓDIO, G. C. C. Formação do professor de educação física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básico. Horizontes, v. 34, n. 2, p. 57-68, 2016.
QUADROS, Z. et al. Prática educativa de professores de educação física no início da docência. Educação & Linguagem, v. 18, n. 1, p. 21-40, 2015.
SILVA CELY, E.; HENRIQUE, J. H. Planejamento e Estratégias Alternativas de Professores Iniciantes de Educação Física. ARTEFACTUM - Revista de estudos em Linguagens e Tecnologia, v. 14, n. 1, 2017.
SOUZA, Elizeu Clementino. Territórios das escritas do eu: pensar a profissão-narrar a vida. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2011.p.213-220.
SOUZA, Maria Goreti da Silva; CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira. A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores. Horizontes, v. 33, n. 2, p. 149-158, jul./dez. 2015.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.