Interpretando o vivido: a incursão na carreira docente de um professor iniciante de Educação Física

Autores

Palavras-chave:

Professor iniciante, Educação física, Memorial descritivo

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a narrativa escrita de um professor iniciante de Educação Física, dando relevo às relações com as situações de trabalho que ele julgou significativas para sua incursão na carreira. A pesquisa, de natureza exploratória, envolveu coleta através do memorial descritivo. Os dados indicaram que as relações significativas tiveram acento no primeiro ano da carreira, balizadas pelo confronto entre a idealização e a realidade encontrada. Como docente iniciante de Educação Física, foram destacados: a desvalorização do componente curricular; as péssimas condições do espaço e dos materiais; uma cultura instituída dos estudantes para com as aulas de Educação Física; intimidações do professor por parte de alguns alunos. Os modos como foi respondendo a estes confrontos foram marcados exclusivamente pela aproximação e estreitamento de vínculo com os estudantes. Tais achados indicaram demandas compartilhadas entre os docentes iniciantes dos diversos componentes curriculares e particularidades próprias de professores de Educação Física que se dão, inclusive, de modo independente da fase da carreira.

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Publicado

2021-11-27

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Artigos