Interpretando o vivido: a incursão na carreira docente de um professor iniciante de Educação Física
Parole chiave:
Professor iniciante, Educação física, Memorial descritivoAbstract
Este estudo teve como objetivo analisar a narrativa escrita de um professor iniciante de Educação Física, dando relevo às relações com as situações de trabalho que ele julgou significativas para sua incursão na carreira. A pesquisa, de natureza exploratória, envolveu coleta através do memorial descritivo. Os dados indicaram que as relações significativas tiveram acento no primeiro ano da carreira, balizadas pelo confronto entre a idealização e a realidade encontrada. Como docente iniciante de Educação Física, foram destacados: a desvalorização do componente curricular; as péssimas condições do espaço e dos materiais; uma cultura instituída dos estudantes para com as aulas de Educação Física; intimidações do professor por parte de alguns alunos. Os modos como foi respondendo a estes confrontos foram marcados exclusivamente pela aproximação e estreitamento de vínculo com os estudantes. Tais achados indicaram demandas compartilhadas entre os docentes iniciantes dos diversos componentes curriculares e particularidades próprias de professores de Educação Física que se dão, inclusive, de modo independente da fase da carreira.Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, Maria I.; PIMENTA, Selma G.; FUSARI, José C. Socialização, profissionalização e trabalho de professores iniciantes. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 78, p. 187-206, nov./dez. 2019.
ALVES-MAZZOTTI, Alda J.; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1999.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora, 1994.
BUENO, Belmira O. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 2, p. 11-30, jul./dez. 2002.
CARVALHO, João P. X.; BARCELOS, Marciel; MARTINS, Rodrigo L. D. R. Infraestrutura escolar e recursos materiais: desafios para a educação física contemporânea. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v.7, n.10, p. 218-237, abr./2020.
CERICATO, Itale L. Sentidos e significados da docência, segundo uma professora iniciante. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 729-746, abr./jun. 2017.
DAMAZIO, Marcia S.; SILVA, Maria. F. P. O ensino da educação física e o espaço físico em questão. Pensar a Prática. Goiânia, v. 11, n. 2, p. 189-196, maio/ago. 2008.
DAÓLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 1995.
FERREIRA, Lilian A. O professor de educação física no primeiro ano da carreira: análise da aprendizagem profissional a partir da promoção de um programa de iniciação à docência. 2005. 216f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.
GARÍGLIO, José A. A inserção profissional de professores de educação física iniciantes: aprendendo a ser professor. Educação, Porto Alegre, v. 39, n. 3, p. 312-326, set./dez. 2016.
GARIGLIO, José A.; REIS, Carolina G. Dilemas e aprendizagens profissionais de professores iniciantes de educação física. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 16, n. 50, p.911-936, out./dez. 2016.
GIGLIO, Sérgio. S.; NUNES, Mário. L. F. Reflexões sobre a regulação e a heterotopia nas aulas de Educação Física: Pro-posições, v. 29, n. 3, p. 590-610, set/dez. 2018.
HOLLY, Mary L. Investigando a vida profissional dos professores: diários biográficos. In: NÓVOA, Antonio. (Org.). Vidas de professores. 2ª ed. Porto/Portugal: Porto Editora, 1995, p.79-110.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2ª ed. Porto/Portugal: Porto Editora, 1995, p.31-62.
JOSSO, Marie C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002.
LOUZADA, Mauro; VOTRE, Sebastião; DEVIDE, Fabiano. Representações docentes acerca da distribuição dos alunos por sexo nas aulas de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 28, n. 2, p. 55-68, 2007.
MARCELO GARCIA, Carlos. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira sobre Formação Docente, v. 03, n. 03, p. 11-49, ago./dez. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em 10 de dezembro de 2012, 2010.
MOURA, Diego L.; SOARES, Antônio J. G. Cultura e educação física: uma análise etnográfica de duas propostas pedagógicas. Movimento, Porto Alegre, p. 687-709, mar./2014.
NEGRINE, Airton. Instrumentos de coleta de informações na pesquisa qualitativa. IN: MOLINA NETO, Vicente; TRIVÑOS, Augusto N. S. (Org.). A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. Porto Alegre, Editora Universidade/UFRGS/Sulina, p.61-93, 1999.
PAPI, Silmara O. G. Professoras iniciantes bem-sucedidas: um estudo sobre o seu desenvolvimento professional. Tese (Doutorado em Educação). 2011. 300f. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2011.
PAPI, Silmara O. G; MARTINS, Pura L. O. Professoras iniciantes e o trabalho coletivo em reuniões pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 39-59, jan./abr. 2019.
SANTOS, Daniela. Professores principiantes de educação física na educação infantil: as implicações na inserção profissional. 2019. 117f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2019.
SOUZA JÚNIOR, Osmar M. Coeducação, futebol e educação física escolar. 2003. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2003.
SOUZA, Elizeu C. (Auto)biografia, Identidades e Alteridade: modos de narração, escritas de si e práticas de formação na Pós-Graduação. Revista Fórum Identidades, Itabaiana, ano 2, v. 4, p. 37-50, jul./dez. 2008.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
VEENMAN, Simon. Perceived Problems of Beginning Teachers. Review of Educational Research, v. 54, n. 2, p. 143-178, 1984.