A ABORDAGEM SOBRE “SAÚDE” NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • José Augusto Dalmonte Malacarne Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Daniella de Brito Alexandria Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Pedro Henrique Melo de Carvalho Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Alexandre Palma Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

Educação Física, Formação profissional, Currículo, EEFD/UFRJ.

Resumo

A educação física é um campo do conhecimento e de atuação profissional que pode atender às demandas sociais da saúde. Contudo, o modo como os currículos operam estas questões podem variar desde uma abordagem biomédica até aquela afeita ao campo da saúde Coletiva. O objetivo deste estudo foi analisar de que modo a Saúde é abordada nos currículos dos cursos de educação física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bem como se a noção de Saúde Coletiva se faz ou não presente. Para tanto, apropriou-se da metodologia qualitativa exploratória com a técnica de análise crítico-documental de informações presentes no endereço eletrônico da instituição. Os Projetos Políticos Pedagógicos vigentes são do ano de 2007, e se verificou que não existem disciplinas obrigatórias que abordam a saúde coletiva e Sistema Único de Saúde (SUS) nos cursos de licenciatura e de bacharelado. Quatro disciplinas, todas de livre escolha, possuem questões vinculadas à saúde coletiva, ainda que de modo geral. Com o passar do tempo, percebe-se que a demanda profissional se alterou, sendo importante a implantação de disciplinas que ampliem o campo de atuação para além de academias de ginástica e centros desportivos, como, por exemplo, para intervir em equipes multidisciplinares no SUS.

Biografia do Autor

José Augusto Dalmonte Malacarne, Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mestrando em Educação Física - Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Daniella de Brito Alexandria, Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Graduada em Educação Física pela Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pedro Henrique Melo de Carvalho, Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Graduando em Educação Física pela Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Alexandre Palma, Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ). Docente da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2021-08-02

Edição

Seção

Artigos