A ABORDAGEM SOBRE “SAÚDE” NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Palabras clave:
Educação Física, Formação profissional, Currículo, EEFD/UFRJ.Resumen
A educação física é um campo do conhecimento e de atuação profissional que pode atender às demandas sociais da saúde. Contudo, o modo como os currículos operam estas questões podem variar desde uma abordagem biomédica até aquela afeita ao campo da saúde Coletiva. O objetivo deste estudo foi analisar de que modo a Saúde é abordada nos currículos dos cursos de educação física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bem como se a noção de Saúde Coletiva se faz ou não presente. Para tanto, apropriou-se da metodologia qualitativa exploratória com a técnica de análise crítico-documental de informações presentes no endereço eletrônico da instituição. Os Projetos Políticos Pedagógicos vigentes são do ano de 2007, e se verificou que não existem disciplinas obrigatórias que abordam a saúde coletiva e Sistema Único de Saúde (SUS) nos cursos de licenciatura e de bacharelado. Quatro disciplinas, todas de livre escolha, possuem questões vinculadas à saúde coletiva, ainda que de modo geral. Com o passar do tempo, percebe-se que a demanda profissional se alterou, sendo importante a implantação de disciplinas que ampliem o campo de atuação para além de academias de ginástica e centros desportivos, como, por exemplo, para intervir em equipes multidisciplinares no SUS.
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