A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS NO PIBID: as contribuições do tripé ensino, pesquisa e extensão no subprojeto de Educação Física do estado do Maranhão.

Autores

Palavras-chave:

PIBID, Tripé, Ensino, Pesquisa, Extensão.

Resumo

O presente artigo objetivou descrever quais as repercussões do tripé ensino, pesquisa e extensão no subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física (EDF) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) dos anos de 2012 a 2018. Apresentamos o PIBID e seus objetos para em seguida refletirmos sobre o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão de forma indissociável e sua necessidade na construção dos conhecimentos das universidades e nas formações de professores/as. A escolha metodológica constou de pesquisa documental em uma abordagem qualitativa onde utilizamos de fontes documentais, como os projetos e os relatórios do subprojeto de EDF/UFMA. Constatamos a existência de 6 monografias e 16 trabalhos em eventos científicos, intervenções por meio de oficinas e projetos que trabalharam o conteúdo da educação física e ações no subprojeto de EDF/UFMA que possibilitaram o diálogo entre a universidade e a escola, comprovando as repercussões do tripé ensino, pesquisa e extensão, reforçando a importância da tríade na formação de professores/as.

Biografia do Autor

Antonio Higor Gusmão dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão. Mestrando em Educação (PPGE/UFMA). Integrante do Grupo de Políticas, Gestão Educacional e Formação Humana; e do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF/DEF/UFMA) e Bolsista da FAPEMA

Raimundo Nonato Assunção Viana, Universidade Federal do Maranhão

Docente associado do Departamento de Educação Física na Universidade Federal do Maranhão, e do Programa de Pós- Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica (PPGEEB/UFMA) e Líder do Grupos de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF/DEF/UFMA).

Referências

ALVES, F. D.; RAMOS, G. N. S.; SOUZA JÚNIOR, O. M. Formação inicial de professores de educação física: experiências do PIBID/UFSCAR. Curitiba: CRV, 2015.

ALVINO JUNIOR, W.; COLPAS, R. D. PIBID e extensão: diálogos com a formação inicial em educação física. Curitiba: CRV, 2017.

Booth, W. C.; Colomb, G. G.; Williams, J. M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BELL, J. Projeto de pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. Porto Alegre: ARTMED, 2008

BRASIL. Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Brasília, DF: Presidência da República, 2006. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2006/decreto-5773-9-maio-2006-542125-publicacaooriginal-49470-pe.html> Acesso em: 01 mar. 2018.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 38, 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007a. Disponível: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pibid.pdf.> Acesso em: 09 dez. 2020.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. EDITAL MEC/CAPES/FNDE, 12 de dezembro de 2007b. tornar público e convocam os interessados a apresentar propostas de projetos institucionais de iniciação à docência no âmbito do Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007. Disponível: <https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/edital-pibid-pdf.> Acesso em: 10 dez. 2020.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno, 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file.> Acesso em: 23 nov. 2020.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 2, 06 de janeiro de 2020. torna pública a seleção de Instituições de Ensino Superior (IES) interessadas em implementar projeto no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). DF: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012019-edital-2-2020-pibid-pdf.> Acesso em: 12 mar. 2021.

CORREA, A. J.; MEDEIROS, D. M.; SOUSA, F. S. A pesquisa como elemento estruturante da formação de professores e de sua ação no ensino superior. In: DANTAS, O. M. A. N. A. (org.) Profissão docente: formação, saberes e práticas. Jundiaí: Paco Editora, 2019. p.43 – 55.

CORTELAZZO, T. B. C; ROMANOWSKI, J. P. Pesquisa e prática profissional: relação escola comunidade. Curitiba: IBPEX, 2008.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. Tradução Silvana Cobucci Leite. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LIMA, T.G; CYRYNO. M; SOUZA NETO, S. Iniciação à docência na educação física: experiência, desafios e possibilidades na aprendizagem da profissão. Curitiba: CRV, 2016.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa. 7.ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2010.

PESAVENTO, S. J. História e História Cultural. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. 130 p.

SAWITZKI, R.L.; ROSA, C. L. L.; GAMA, M. E. R. Iniciação à docência, reflexões e produção do conhecimento: PIBID educação física no CEFD/UFSM. Curitiba: CRV, 2016.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SOARES, L. R.; FARIAS, M. C. M.; FARIAS, M. Ensino, pesquisa e extensão: histórico, abordagens, conceitos e considerações. Revista Extensão, Uberlândia, v. 9, n. 1, p.11-18, Jan/Jul. 2018. Disponível em: < http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20564.> Acesso em: 12 mar. 2018.

UFMA. Subprojeto de Educação Física. São Luís, 2012. 8 p.

Downloads

Publicado

2021-11-23

Edição

Seção

Artigos