A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS NO PIBID: as contribuições do tripé ensino, pesquisa e extensão no subprojeto de Educação Física do estado do Maranhão.

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Mots-clés :

PIBID, Tripé, Ensino, Pesquisa, Extensão.

Résumé

O presente artigo objetivou descrever quais as repercussões do tripé ensino, pesquisa e extensão no subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física (EDF) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) dos anos de 2012 a 2018. Apresentamos o PIBID e seus objetos para em seguida refletirmos sobre o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão de forma indissociável e sua necessidade na construção dos conhecimentos das universidades e nas formações de professores/as. A escolha metodológica constou de pesquisa documental em uma abordagem qualitativa onde utilizamos de fontes documentais, como os projetos e os relatórios do subprojeto de EDF/UFMA. Constatamos a existência de 6 monografias e 16 trabalhos em eventos científicos, intervenções por meio de oficinas e projetos que trabalharam o conteúdo da educação física e ações no subprojeto de EDF/UFMA que possibilitaram o diálogo entre a universidade e a escola, comprovando as repercussões do tripé ensino, pesquisa e extensão, reforçando a importância da tríade na formação de professores/as.

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Bibliographies de l'auteur

Antonio Higor Gusmão dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão. Mestrando em Educação (PPGE/UFMA). Integrante do Grupo de Políticas, Gestão Educacional e Formação Humana; e do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF/DEF/UFMA) e Bolsista da FAPEMA

Raimundo Nonato Assunção Viana, Universidade Federal do Maranhão

Docente associado do Departamento de Educação Física na Universidade Federal do Maranhão, e do Programa de Pós- Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica (PPGEEB/UFMA) e Líder do Grupos de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF/DEF/UFMA).

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2021-11-23

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