PADRÃO MOTOR FUNDAMENTAL DE GRADUANDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Gabriel de Oliveira Rangel, Aldair José de Oliveira, Fabiane Frota da Rocha Morgado

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil motor de graduandos de Educação Física de uma Universidade Pública do Rio de Janeiro. Participaram da pesquisa 93 graduandos, com média de idade 20,2 (±1,6) anos. Foi utilizado o FMPAI para avaliação das habilidades motoras. O perfil motor dos graduandos (12,9±3,8) foi abaixo do ponto de corte (18,0). Não houve diferença significativa entre os grupos de ingressantes e intermediários (p=0,96). Os homens apresentaram níveis maiores quando comparados às mulheres (p<0,01). A classe socioeconômica não influenciou na aquisição de habilidades motoras (p=0,43). Há um déficit na aquisição de habilidades motoras de graduandos de Educação Física desse estudo, em especial para o sexo feminino. Deve-se planejar futuras intervenções para contribuir com o desenvolvimento motor fundamental futuros professores.


Palavras-chave


Destreza Motora; Educadores; Desempenho Acadêmico; Nível Socioeconômico

Texto completo:

PDF 5

Referências


ABEP, Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Critério de Classificação Econômica Brasil. [s.l.; s.n]. 2014.

CARVALHAL, Maria Isabel Mourão; VASCONCELOS-RAPOSO, José. Diferenças entre géneros nas habilidades: correr, saltar, lançar e pontapear. Motricidade, Vila Real-POR, v. 3, n. 3, p.44-55, 2007.

FRANÇA, Gilberto Luiz Salvador de; ROMARIZ, Sandra Bellas de. Influência do Aspecto Socioeconômico no Desenvolvimento Motor de Escolares do Município de Niterói/RJ. Revista Cocar, [s.l.], v. 4, n. 7, p.27-36, 2011.

FREIRE, Elisabete dos Santos; VERENGUER, Rita de Cássia Garcia; REIS, Marise Cisneiros da Costa. Educação Física: Pensando a profissão e a preparação profissional. Revista Mackenzie: Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 1, n. 1, p.39-46, 2002.

GALLAHUE, David Lee. Assessing motor development in young children. Studies In Educational Evaluation, Indiana University, Bloomington, In, United States, v. 8, n. 3, p.247-252, 1983.

GALLAHUE, David Lee; DONNELLY, Frances Cleland. Educação Física Desenvolvimentista para Todas as Crianças. 4. Ed. São Paulo: Phorte, 2008. 727 p.

GALLAHUE, David Lee; OZMUN, John C.; GOODWAY, Jackie D. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. 7. Ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2013. 488 p.

MAFORTE, João Paulo Gomes et al. Análise dos padrões fundamentais de movimento em escolares de sete a nove anos de idade. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 21, n. 3, p.195-204, jul./set. 2007.

MAGILL, Richard A. Aprendizagem Motora: Conceitos e Aplicações. São Paulo: Edgard Blucher, 1984. 273 p.

MARQUES, Inara; CATENASSI, Fabrizio Zandonadi. Restrições da tarefa e padrões fundamentais de movimento: Uma comparação entre o chutar e o arremessar. Revista da Educação Física: UEM, Maringá, v. 16, n. 2, p.155-162, 2005.

MARTINS, Edna; SZYMANSKI, Heloisa. A Abordagem Ecológica de Urie Bronfenbrenner em Estudos com Famílias. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, Ano 1, n. 1, p.63-77, 2004.

MIYABAYASHI, Luciane Akemi; PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis. Interações sociais e profi ciência motora em escolares do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 25, n. 4, p.649-662, 2011.

PONCE, Ana Karolina Rodrigues et al. Comparação do Desempenho Motor Entre Escolares do Sexo Masculino e Feminino. Coleção Pesquisa em Educação Física, São Paulo, v. 9, n. 1, p.95-100, 2010.

SANCHES, Alcir Braga. Estágios de Desenvolvimento Motor em Estudantes Universitários na Habilidade Básica Arremassar. Revista Brasileira de Ciências e Movimento, 0, v. 6, n. 1, p.14-22, jan. 1992.

SANTOS, Suziane Peixoto et al. Contribuições da aula de ginástica artística para o desenvolvimento das habilidades fundamentais. Revista da Faculdade de Educação Física da Unicamp, Campinas, v. 13, n. 3, p.65-84, jul./set. 2015.

SCHMIDT, Richard A.; WRISBERG, Craig A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. 2. Ed. Porto Alegre: Amgh Editora, 2001. 352 p.

SOUZA, Mariele Santayana de et al. Meninos e meninas apresentam desempenho semelhante em habilidades motoras fundamentais de locomoção e controle de objeto? Cinergis, [s.l.], v. 15, n. 4, p.186-190, 2014.

TANI, Go et al. Educação Física Escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: Epu-edusp, 1988. 150 p.

UGRINOWITSCH, Herbert; BENDA, Rodolfo Novellino. Contribuições da aprendizagem motora: a prática na intervenção em educação física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 25, n. spe, p.25-35, dez. 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1809-9556.

Todos os direitos reservados a revista ARQUIVOS em MOVIMENTO e a seus Autores.