PADRÃO MOTOR FUNDAMENTAL DE GRADUANDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Gabriel de Oliveira Rangel Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Aldair José de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Fabiane Frota da Rocha Morgado Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Palavras-chave:

Destreza Motora, Educadores, Desempenho Acadêmico, Nível Socioeconômico

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil motor de graduandos de Educação Física de uma Universidade Pública do Rio de Janeiro. Participaram da pesquisa 93 graduandos, com média de idade 20,2 (±1,6) anos. Foi utilizado o FMPAI para avaliação das habilidades motoras. O perfil motor dos graduandos (12,9±3,8) foi abaixo do ponto de corte (18,0). Não houve diferença significativa entre os grupos de ingressantes e intermediários (p=0,96). Os homens apresentaram níveis maiores quando comparados às mulheres (p<0,01). A classe socioeconômica não influenciou na aquisição de habilidades motoras (p=0,43). Há um déficit na aquisição de habilidades motoras de graduandos de Educação Física desse estudo, em especial para o sexo feminino. Deve-se planejar futuras intervenções para contribuir com o desenvolvimento motor fundamental futuros professores.

Biografia do Autor

Gabriel de Oliveira Rangel, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Especialista em Ciências da Performance Humana na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi aprovado no concurso para bolsa de 100% da Pós-Graduação exerceu a função de monitor da turma durante o curso. É Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi monitor das disciplinas Anatomia Humana I e Aprendizagem Motora na UFRRJ. Participante do Grupo de Pesquisa em Fisiologia e Desempenho Humano (LFDH/UFRRJ), e Grupo de Estudos e Pesquisa em Aspectos Psicossociais do Corpo (GEPAC/UFRRJ), e foi participante do Estudo Longitudinal de Determinantes de Atividade Física (ELDAF) que pertence ao Laboratório de Dimensões Sociais Aplicadas a Atividade Física e ao Esporte (LABSAFE). Foi bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da CAPES, e bolsista do PIBIC (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica) do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). 

Aldair José de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2004) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011) e pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro do Departamento de Educação Física e Desportos.

Fabiane Frota da Rocha Morgado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Especialista em Aspectos Metodológicos e Conceituais da Pesquisa Científica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Graduou-se em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ - (2004). Atualmente, é professora Adjunta do Departamento de Educação Física e Desportos do Instituto de Educação da UFRRJ. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneas e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Aspectos Psicossociais do Corpo, certificado pelo CNPq. Possui experiência nas áreas de atividade física adaptada e de aspectos socioculturais do movimento humano, com atuação principal nos seguintes temas: imagem corporal, deficiência visual, representações sociais sobre a deficiência, psicometria, atividades aquáticas, educação física escolar.

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Publicado

2021-04-11

Edição

Seção

Artigos