PROJETO DE FORMAÇÃO HUMANA EM ABORDAGENS DO CONSENSO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Jennifer Aline Zanela, Caroline Correia Maciel, José Milton de Lima

Resumo


No presente artigo, buscamos discutir o projeto de formação humana contido em abordagens pedagógicas no campo da Educação Física. Para isso, elegemos textos representantes e sistematizados de três abordagens localizadas no campo do consenso, analisando essas referências à luz da Psicologia Histórico-Cultural. Identificamos que as abordagens buscam apontar a uma proposta de formação humana que critica e supera uma visão esportivista e militarista, e, ao mesmo tempo, reproduzem os nexos epistemológicos que reduzem o indivíduo e a Educação Física a relações que privilegiam o aspecto biológico, responsabilizando o indivíduo por questões de ordem coletiva e, em termos gerais, defendendo a manutenção da Educação Física sob a égide do capital.


Palavras-chave


Projeto de formação humana; abordagens do consenso; Psicologia Histórico-Cultural;

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