PROJETO DE FORMAÇÃO HUMANA EM ABORDAGENS DO CONSENSO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores/as

  • Jennifer Aline Zanela Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
  • Caroline Correia Maciel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • José Milton de Lima Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho.

Palabras clave:

Projeto de formação humana, abordagens do consenso, Psicologia Histórico-Cultural,

Resumen

No presente artigo, buscamos discutir o projeto de formação humana contido em abordagens pedagógicas no campo da Educação Física. Para isso, elegemos textos representantes e sistematizados de três abordagens localizadas no campo do consenso, analisando essas referências à luz da Psicologia Histórico-Cultural. Identificamos que as abordagens buscam apontar a uma proposta de formação humana que critica e supera uma visão esportivista e militarista, e, ao mesmo tempo, reproduzem os nexos epistemológicos que reduzem o indivíduo e a Educação Física a relações que privilegiam o aspecto biológico, responsabilizando o indivíduo por questões de ordem coletiva e, em termos gerais, defendendo a manutenção da Educação Física sob a égide do capital.

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Publicado

2021-08-02

Número

Sección

Artigos