A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO PRISIONAL: DESAFIOS MAXIMIZADOS

Autores

Palavras-chave:

Início de carreira, Educação Física, Educação Prisional

Resumo

Os estudos sobre a carreira docente revelam que ela pode ser compreendida em diferentes fases, tendo o início de carreira como a primeira dessas etapas. O início de carreira se constitui como uma fase singular de intensas aprendizagens. Dessa maneira, este artigo tem como objetivo apresentar os dados de uma pesquisa que analisou e refletiu sobre o início de carreira de professores da Educação Física em escolas prisionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou as entrevistas semiestruturadas como instrumento para a coleta de dados. Participaram da pesquisa três professores de Educação Física iniciantes atuantes na educação prisional. Os resultados mostraram que os professores de Educação Física em início de carreira defrontam com variados desafios, como pode se citar o desinteresse e a falta de apoio e amparo, falta de estrutura física, falta de autonomia docente, e, especificadamente, uma realidade da educação prisional, a não permissão de atividades práticas e/ou que necessitem do movimento corporal, que constitui essência da Educação Física. Destaca-se que esse último dilema, contraria princípios e propósitos da Educação Física. Dado o exposto, pode se realçar que as circunstâncias enfrentadas pelos professores na Educação Prisional vão potencializar a tensão e os desafios do início de carreira.

Biografia do Autor

Glauber César Cruz Custódio, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEEMG

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2018). Possui Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Cândido Mendes (2017/2017). Especialização em Nutrição Esportiva pelo Centro Universitário Internacional (2016/2017). Especialização em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Estácio de Sá (2015/2016). Pedagogo pelo Centro Universitário Internacional (2020). Graduado em Educação Física bacharelado pela Universidade Federal de Ouro Preto (2016). Graduado em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto (2014). Membro do grupo de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente (FOPROFI/DEEDU/UFOP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF). Ex bolsista PROBIC-FAPEMIG de iniciação científica pelo grupo de estudos do Laboratório de Estudos Pedagógicos em Educação Física (LEPEF) no Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto, MG. Professor de Educação Física do ensino fundamental e médio da rede estadual de Minas Gerais. Professor preceptor do Programa de Residência Pedagógica - PRP

Célia Maria Fernandes Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1987), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1995), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), Pós Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais ( 2010) e Universidad Nacional de General Sarmiento. (2018). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Ouro Preto atuando na Graduação e Pós- Graduação. E vice Lider do Grupo de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente (FOPROFI/DEEDU/UFOP), membro do Grupo de Pesquisas sobre Condição e Formação Docente (PRODOC /FAE/UFMG), membro da Red Docente de América Latina y el Caribe (KIPUS) e Rede Latinoamericana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO) . Tem experiência na área de Educação desenvolvendo tanto atividades administrativas no ensino superior como atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas e temas: formação inicial e continuada de professores , profissão docente, saberes docentes, prática pedagógica, educação de jovens e adultos , avaliação, política e gestão educacional.

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Publicado

2021-11-27

Edição

Seção

Artigos