A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO PRISIONAL: DESAFIOS MAXIMIZADOS
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Início de carreira, Educação Física, Educação PrisionalAbstract
Os estudos sobre a carreira docente revelam que ela pode ser compreendida em diferentes fases, tendo o início de carreira como a primeira dessas etapas. O início de carreira se constitui como uma fase singular de intensas aprendizagens. Dessa maneira, este artigo tem como objetivo apresentar os dados de uma pesquisa que analisou e refletiu sobre o início de carreira de professores da Educação Física em escolas prisionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou as entrevistas semiestruturadas como instrumento para a coleta de dados. Participaram da pesquisa três professores de Educação Física iniciantes atuantes na educação prisional. Os resultados mostraram que os professores de Educação Física em início de carreira defrontam com variados desafios, como pode se citar o desinteresse e a falta de apoio e amparo, falta de estrutura física, falta de autonomia docente, e, especificadamente, uma realidade da educação prisional, a não permissão de atividades práticas e/ou que necessitem do movimento corporal, que constitui essência da Educação Física. Destaca-se que esse último dilema, contraria princípios e propósitos da Educação Física. Dado o exposto, pode se realçar que as circunstâncias enfrentadas pelos professores na Educação Prisional vão potencializar a tensão e os desafios do início de carreira.
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