A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO PRISIONAL: DESAFIOS MAXIMIZADOS
Parole chiave:
Início de carreira, Educação Física, Educação PrisionalAbstract
Os estudos sobre a carreira docente revelam que ela pode ser compreendida em diferentes fases, tendo o início de carreira como a primeira dessas etapas. O início de carreira se constitui como uma fase singular de intensas aprendizagens. Dessa maneira, este artigo tem como objetivo apresentar os dados de uma pesquisa que analisou e refletiu sobre o início de carreira de professores da Educação Física em escolas prisionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou as entrevistas semiestruturadas como instrumento para a coleta de dados. Participaram da pesquisa três professores de Educação Física iniciantes atuantes na educação prisional. Os resultados mostraram que os professores de Educação Física em início de carreira defrontam com variados desafios, como pode se citar o desinteresse e a falta de apoio e amparo, falta de estrutura física, falta de autonomia docente, e, especificadamente, uma realidade da educação prisional, a não permissão de atividades práticas e/ou que necessitem do movimento corporal, que constitui essência da Educação Física. Destaca-se que esse último dilema, contraria princípios e propósitos da Educação Física. Dado o exposto, pode se realçar que as circunstâncias enfrentadas pelos professores na Educação Prisional vão potencializar a tensão e os desafios do início de carreira.
Riferimenti bibliografici
BARCELOS, C. S. Da cela à sala de aula: a (não)formação de professores que atuam nos estabelecimentos penais de corumbá (MS). In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 38, 2017, São Luís. Anais... São Luís, 2017.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro (Trad.). 5. ed. Lisboa: Edições 70, 2009.
BESSIL, M. H. A prática docente de educação de jovens e adultos no sistema prisional: um estudo da psicodinâmica do trabalho. 2015. 217f. Dissertação (Mestrado em Psicologia social e Institucional) – Universidade Federal do Rio grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. M. A. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade. Educação, Porto Alegre, v. 29, n. 3, p. 489-501, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica. Resolução nº 2, de 19 de maio de 2010. Dispõe sobre as diretrizes nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 mai. 2010, Seção 1, p. 20-21.
______. Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, CNPCP. Resolução nº 3, de 11 de março de 2009. Dispõe sobre as diretrizes nacionais para a oferta de educação nos estabelecimentos penais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 mar. 2009, Seção 1, p. 22-23.
_______. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 466, de 12 de dezemro de 2012. Brasilia, 2012. Disponível em: < https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2021
______. Lei n. 9.394 de 20 de novembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996, Seção 1, p. 27833-27841.
______. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias. Brasília: Departamento Penitenciário Nacional, 2014a.
______. Plano Nacional da Educação, Lei nº 13.005. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014b, Seção 1, p. 1-2.
______. Presidência da República. Lei de execução penal, nº 7.210. Brasília, 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jul. 1984, Seção 1, p. 10227- 10234.
______. Presidência da República. Lei 13.163, de 9 de setembro de 2015. Modifica a Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984 - Lei de Execução Penal, para instituir o ensino médio nas penitenciárias. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 set. 2015, Seção 1, p. 1.
______. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulga a Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988, Seção 1, p. 1-27.
CARDOSO, G. S. Experiências docentes dos professores que atuam em escola prisional: estudo de caso no Conjunto Penal de Itabuna – Bahia. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2016a.
CARDOSO, V. D. Programa de acompanhamento docente no início da carreira: influências na prática pedagógica na percepção de professores de Educação Física. 2016. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2016b.
COELHO, F. P. A Aprendizagem dos professores de educação física na fase inicial da docência: conhecimentos e práticas. 2011. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2011.
CONCEIÇÃO, V. J. S. et al. A organização escolar e o trabalho docente de professores iniciantes de educação física de Criciúma-SC. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 4, p. 769-781, 2015.
FERREIRA, L. A. O professor de Educação Física no primeiro ano da carreira: análise da aprendizagem profissional a partir da promoção de um programa de iniciação a docência. 2006. 229p. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.
GARIGLIO, J. A. Dilemas e aprendizagens profissionais de professores iniciantes de Educação Física. In: REUNIÃO DA ANPED, 37, 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2015.
GONÇALVES, J. A. M. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, A. (Org.) Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 2007. p.141- 169.
HUBERMAN, M. Ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.) Vida de professores. Porto/Portugal: Porto Editora, 2007. p.31-61.
ILHA, F. R. S. O professor iniciante e a educação física escolar: desafios que se somam. 2012. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9, 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul, 2012. p. 1-16.
JULIÃO, E. F. Escola na ou da prisão?. Caderno Cedes, Campinas, v. 36, n. 98, p. 25-42, jan.-abr., 2016.
LAFFIN, M. H. L. F.; NAKAYAMA, A. R. O Trabalho de Professores/as em Um Espaço de Privação de Liberdade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 155-178, jan./mar., 2013.
MARCELO-GARCÍA, C. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto, Portugal: Porto Ed., 271p, 1999.
MARCONI, M. A.; LAKATOS; E. M. Técnicas de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARIANO, A. L. S. A Aprendizagem da Docência no Início da Carreira: Qual Política? Quais Problemas? Revista Exitus, Santarém, v. 02, n 01, p. 79-94, jan./jun. 2012.
MINAYO, M. C. S. (Org.) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
OLIVEIRA, L. S. S.; ARAÚJO, E. L. A educação escolar nas prisões: um olhar a partir dos direitos humanos. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 7, n. 1, p. 177-191, 2013.
ONOFRE, E. M. C. Docência na prisão: professores duplamente iniciantes, aprendendo com os pares e com o contexto. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE PROFESORADO PRINCIPIANTE E INSERCIÓN PROFESIONAL A LA DOCÊNCIA, 2, Buenos Aires, 2010. Anais... Buenos Aires, 2010.
______. Educação Escolar na Prisão na Visão dos Professores: um hiato entre o proposto e o vivido. Reflexão e Ação, Cidade, v. 17, n. 1, p. 227-244, 2009.
ONOFRE, E. M. C.; JULIÃO, E. F. A Educação na Prisão como Política Pública: entre desafios e tarefas. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 51-69, 2013.
PAIXÃO, J. A.; BARROSO, Y. W. S.; CUSTODIO, G. C. C. Formação do professor de educação física e as dificuldades no início de carreira em escolas de ensino básico. Horizontes, Itatiba, v. 34, n. 2, p. 57-68, ago./dez. 2016.
QUADROS, L. R.; CARDOSO, V. D.; FRASSON, J. S.; MEDEIROS, C. R.; BOROWSKI, E. B. V.; CONCEIÇÃO, V. J. S.; KRUG, H. N. O trabalho de professores de Educação Física iniciantes do município de Criciúma - SC. Conexões: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 13, n. 3, p. 12-23, 2015.
SAMPAIO, A. A.; STOBÄUS, C. D. O apoio pedagógico na formação inicial: perspectivas para o bem-estar docente e desenvolvimento profissional. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 22, n. 2, p. 371-391, 2015.
SILVA, R.; MOREIRA, F. A. O projeto político-pedagógico para a educação em prisões. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 86, p. 89-103, 2011.
VOLPATO, G.; QUADROS, L. R.; CARDOSO, V. D. A formação dos professores de educação física iniciantes: saberes da docência. In: CONBRACE, 19, CONICE, 6, Vitória, 2015. Anais eletrônicos... Vitória, 2015.