O CIRCO ENTRA NA ESCOLA: AS MANIFESTAÇÕES CIRCENSES EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE JUIZ DE FORA/MG.

Autores

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Circo na Escola, Atividades Circenses na escola.

Resumo

Sabe-se que o universo circense é uma produção cultural que há tempos vem encantando as pessoas.  Por um determinado período histórico, este foi abafado e não pôde ser livre e passar o que tinha de mais bonito: o improviso e a simplicidade dos seus artistas no picadeiro. O objetivo deste estudo é apresentar como as atividades circenses se manifestam no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no ano de 2019. Consiste de uma pesquisa qualitativa, sustentada no cruzamento de fontes bibliográficas, documentais e observação. Conclui-se que o projeto contribuiu como meio de instrumentalizar professores para abordagem da ação-reflexão do circo nas aulas e como forma de despertar no aluno interesse pelo tema.

Biografia do Autor

Samuel Moreira de Araujo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa: Corpo, Culturas e Diferença (GPCD). Graduado em Educação Física, Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Beatriz Gomes de Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora e SEE/MG

Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa: Corpo, Culturas e Diferença (GPCD). Graduada em Educação Física, Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Neil Franco Pereira de Almeida, Professor da Faculdade de Educação Física e do programa de Pós Graduação em Educação da UFJF

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa: Corpo, Culturas e Diferença (GPCD).Doutor em Educação (UFU)

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Publicado

2021-04-11

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Seção

Artigos