O ENSINO DA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS RELAÇÕES COM A INDÚSTRIA CULTURAL NOS DOCUMENTOS ORIENTADORES PARA O CURRÍCULO NACIONAL E DO ESTADO DE PERNAMBUCO (1997-2013).

Autores

  • Lucélia Cintia Cardoso Feliciano Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-0534-9474
  • Erika Suruagy Asis de Figueiredo Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Dança, Indústria Cultural, Educação Física, Currículo.

Resumo

O objetivo deste trabalho é explicar como é tratado o conhecimento da dança e seus nexos e relações com a indústria cultural nos Parâmetros e Orientações Curriculares para a Educação Física escolar no Brasil e no Estado de Pernambuco (1997-2013). A questão problema desta pesquisa foi: como é tratado o conhecimento da dança e seus nexos e relações com a indústria cultural nos Parâmetros e Orientações curriculares para a Educação Física escolar no Brasil e no Estado de Pernambuco (1997-2013)? O método adotado foi o materialismo histórico dialético, abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa documental. Constatou-se que os documentos analisados não aprofundam a temática e a produção de conhecimento na área é insuficiente. Destarte, a tendência é que professores e estudantes continuem reproduzindo o que encontram em sua realidade, sem a problematização, a reflexão, a crítica e a instrumentalização necessária para a transformação dessas danças como parte da realidade. Por fim, é evidente a necessidade de aprofundamento de pesquisas, principalmente, para que os documentos orientadores do currículo e da prática pedagógica tratem do ensino da dança e suas relações com a indústria cultural numa perspectiva de totalidade, explicitando os determinantes nesta correlação. 

Biografia do Autor

Lucélia Cintia Cardoso Feliciano, Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Licenciada em  Educação Física- UFRPEEspecialista em Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) - Secretaria de Saúde do Recife (SESAU/IMIP)Professora da Rede Pública Estadual de Pernambuco

Erika Suruagy Asis de Figueiredo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Educação.

Referências

BERGERO, V. A. Industria cultural e dança: superando cisões e reiventandos humanidades na educação Física. 2006. 110f.

Dissertação (Mestrado em Educação Física) Universidade Federal Rural de Santa Catarina, Florianoplolis, 2006.

BRASILEIRO, Lívia Tenório. O conteúdo “dança” em aulas de Educação Física: temos o que ensinar? Pensar a Prática, Goiânia, v. 6, n.1, p.45-58, 2003.

BRASILEIRO, L.; MARCASSA, L. Linguagem do corpo: dimensões expressivas e possibilidades educativas da ginástica e da dança. Revista Pro-Posições, v. 19, n. 3, p. 57, 2008.

COELHO NETTO, José Teixeira. O que é indústria cultural? Col. Primeiros Passos. São Paulo, Brasiliense, 1980.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

FERRÉS, Joan. Televisão e educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1996.

FIAMONCINI, Luciana. Dança na educação: A busca de elementos na arte e na estética. Revista Pensar a prática. 6, jun/jul, 2002-2003, p 59-72.

GASPARI, T.C. Dança. In Darido, S.C; RANGEL, I.C.A. (Coords.) Educação Física na es-cola: implicações para a prática pedagógica. 2 eds. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 201-228, 2011.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2007.

MARQUES. Isabel A. Dançando na escola e Ensino Hoje da Dança. Ed. Cortez, SP, 2005/2007.

MEDEIROS, R. B. Para uma compreensão da cultura popular na teoria marxista. 1°. Ed. Olinda- PE: Livro Rápido, 2007. V.1. 143 p.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

SAVIANI. Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Coleção educação Contemporânea. 11. ed. São Paulo: Autores Associados. 1996.

SEVERINO, A. J. Universidade, ciência e formação acadêmica. 23 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

RODRIGUES, Renato Ribeiro; DE SOUZA, Paulo Henrique Alves. Danças midiáticas e escola: possibilidades de ensino e aprendizagem pela pedagogia histórico crítica. Goiás. In: Simpósio de estudos e pesquisas da FE/UFG. Junho de 2013.

Downloads

Publicado

2021-11-23

Edição

Seção

Artigos