O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/UFMA - SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM SÃO LUÍS - MA

Autores

Palavras-chave:

Educação Física, Residência Pedagógica,

Resumo

O Programa Residência Pedagógica, dentro das Políticas de formação de professores, oportuniza o acesso prematuro dos (as) licenciandos (as) à educação básica, o contato com a realidade deste ambiente e a atuação profissional. Dentre as etapas do Programa, destacam-se a preparação, a ambientação e a imersão na escola.  O artigo tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas dentro das duas primeiras etapas do programa (preparação e ambientação), ocorridos entre agosto de 2018 e janeiro de 2019, refletir sobre a importância do Programa e apontar para as ações futuras. Serão destacadas as ações desenvolvidas, a descrição a respeito do que funcionou como esperado e quais as principais dificuldades encontradas. Todo registro que compõe o trabalho faz parte dos diários de campo dos (as) 8 bolsistas participantes do subprojeto. O programa se mostrou uma importante ferramenta ao agregar conhecimento aos envolvidos (as) e, dentro das atividades desenvolvidas, proporcionar um vasto campo de reflexão a partir da realidade escolar.

Biografia do Autor

Laina Caroline dos Santos Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Graduada pelo Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física - (GEPPEF - DEF - UFMA). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Iniciação à Docência - (PIBID/CAPES). Atuou como bolsista no Programa Residência Pedagógica (CAPES/UFMA) - Lotada na U.I Profº. José Nascimento de Moraes. Fui monitora da disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino do Futebol e Futsal. Fui membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação Física como representante estudantil pelo Centro Acadêmico Profº Dimas. Área de interesse: Programas de Iniciação a docência; Formação de Professores.

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Publicado

2022-03-01

Edição

Seção

Artigos