O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/UFMA - SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM SÃO LUÍS - MA

Auteurs-es

Mots-clés :

Educação Física, Residência Pedagógica,

Résumé

O Programa Residência Pedagógica, dentro das Políticas de formação de professores, oportuniza o acesso prematuro dos (as) licenciandos (as) à educação básica, o contato com a realidade deste ambiente e a atuação profissional. Dentre as etapas do Programa, destacam-se a preparação, a ambientação e a imersão na escola.  O artigo tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas dentro das duas primeiras etapas do programa (preparação e ambientação), ocorridos entre agosto de 2018 e janeiro de 2019, refletir sobre a importância do Programa e apontar para as ações futuras. Serão destacadas as ações desenvolvidas, a descrição a respeito do que funcionou como esperado e quais as principais dificuldades encontradas. Todo registro que compõe o trabalho faz parte dos diários de campo dos (as) 8 bolsistas participantes do subprojeto. O programa se mostrou uma importante ferramenta ao agregar conhecimento aos envolvidos (as) e, dentro das atividades desenvolvidas, proporcionar um vasto campo de reflexão a partir da realidade escolar.

Biographie de l'auteur-e

Laina Caroline dos Santos Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Graduada pelo Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física - (GEPPEF - DEF - UFMA). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Iniciação à Docência - (PIBID/CAPES). Atuou como bolsista no Programa Residência Pedagógica (CAPES/UFMA) - Lotada na U.I Profº. José Nascimento de Moraes. Fui monitora da disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino do Futebol e Futsal. Fui membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação Física como representante estudantil pelo Centro Acadêmico Profº Dimas. Área de interesse: Programas de Iniciação a docência; Formação de Professores.

Références

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Publié-e

2022-03-01

Numéro

Rubrique

Artigos