O CORPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Renan Santos Furtado UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - ESCOLA DE APLICAÇÃO https://orcid.org/0000-0001-7871-2030
  • Jonas Gomes Pinheiro Universidade Federal do Pará
  • Tayna Keicy da Silva Freitas Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Educação Física escolar. Corpo. Práticas corporais. Ensino e aprendizagem.

Resumo

O presente estudo, oriundo de discussões e reflexões realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade Federal do Pará (PIBIC-UFPA), visa discutir o lugar do corpo no processo de ensino e aprendizagem das práticas corporais na escola. Metodologicamente faz uso de fontes bibliográficas. Apontamos que o corpo possui um lugar de destaque no processo de ensino e aprendizagem das práticas corporais, porém, para que isso se efetive nas práticas pedagógicas, é preciso que o corpo passe a ter o papel de sujeito. Sendo assim, introduzir os indivíduos no universo da cultura corporal de movimento de forma crítica é tarefa da escola e, especificamente da Educação física. E isso perpassa certamente por uma nova concepção de corpo. Sendo assim, reforçamos a necessidade de mais reflexões sobre o lugar do corpo nas aulas de Educação Física, especialmente por parte daqueles que projetam para esse componente curricular um horizonte crítico, reflexivo, dialógico, inclusivo e emancipador na contemporaneidade.  

Biografia do Autor

Renan Santos Furtado, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - ESCOLA DE APLICAÇÃO

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2022. Professor efetivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. Professor temporário da SEDUC/PA entre 2017 e 2018, lotado na Unidade Regional de Educação 20. Professor Substituto da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) entre 2018 e 2020. Pesquisador do Centro  Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ-UFPA), atuando na  linha de pesquisa "Corpo, Cultura Corporal e Práticas Corporais". Associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), atuando como Revisor de trabalhos acadêmicos para eventos nacionais da entidade e como membro da Coordenação e Comitê Científico do GTT de Epistemologia na gestão 2021/2023. Atua como Revisor/Parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Arquivos em Movimento (UFRJ), Interfaces da Educação (UEMS), Educación Física y Deporte (EFYD), Olhares & Trilhas (UFU), Conexões (UNICAMP), Debates em Educação (UFAL), ETD - Educação Temática Digital (UNICAMP), Linhas Críticas (UNB), Retratos da Escola (CNTE) e Ensino, Educação e Ciências Humanas (KROTON Educacional). Coordena e colabora em projetos de pesquisa, desenvolve orientações, estudos e investigações na área da Educação, com ênfase nos seguintes temas: Políticas e Teorias Educacionais; Educação Física Escolar; Práticas Corporais; Corpo e Educação e Questões Epistemológicas da Educação e da Educação Física.

Jonas Gomes Pinheiro, Universidade Federal do Pará

Quilombola Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2022. Coordenador Geral do Centro Acadêmico de Educação Física (CAEF) da UFPA nos anos de 2019 a 2021. Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), na linha de pesquisa "Corpo, Cultura Corporal e Práticas Corporais". Duas vezes Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC pela UFPA. Participou do Programa Ciência & Arte: Povos da Amazônia promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Banco Santander, desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão. Tem experiência na área da educação, com ênfase na Educação Física Escolar. Além de interesse em estudos e pesquisas na área da Educação, a partir dos seguintes temas: Educação Lúdica; Educação Física em comunidades tradicionais; Dança; Cultura do Corpo; Práticas Corporais; Políticas Públicas em Esporte e Lazer. 

Tayna Keicy da Silva Freitas, Universidade Federal do Pará

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade federal do Pará (UFPA) no ano de 2022. coordenadora do cargo de secretaria e finanças do Centro Acadêmico de Educação Física (CAEF) da UFPA nos anos de 2019 a 2021. uma vez bolsista de Iniciação Cientifica (PIBIC) pela UFPA. Fez parte do grupo do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), na linha de pesquisa Corpo, Cultura Corporal e Práticas Corporais. Tem interesse em estudos e pesquisas na área de Educação, a partir dos temas: Cultura Corporal, Práticas Corporais

Referências

BETTI, M. O que a semiótica inspira ao ensino da Educação Física. Discorpo. São Paulo, n. 3, p. 25-45, 1994.

BEZERRA, H. S; FURTADO, R. S. A escola sem corpo: considerações acerca da crise de legitimidade da Educação Física. Motrivivência, (Florianópolis), v. 33, n. 64, p. 01-19, 2021.

BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, ano XIX, nº 48, Agosto/1999.

BRACHT, V. Cultura Corporal, Cultura de Movimento ou Cultura Corporal de Movimento? In: Souza Júnior, M. Educação Física Escolar: teoria e política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. Recife: EDUPE, 2005. p. 97-106.

BRACHT, V. Educação Física & ciência: cenas de um casamento (in) feliz. 4. ed. unijuí, 2014.

BRACHT, V; ALMEIDA, U; WENETZ, I (orgs.). A educação física escolar na américa do sul: entre a inovação e o abandono/desinvestimento pedagógico. Curitiba: Editora CRV, 2018.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

GONÇALVES, M. A. S. Sentir, Pensar, Agir: Corporeidade e educação. Campinas: Papirus. 1994.

FREIRE, J. B; Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 1. Ed. – São Paulo: Scipione, 2011.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 26. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

FURTADO, R. S. Em busca da mediação entre as pedagogias críticas do esporte da Educação Física escolar. Arquivos em movimento, v.16, n.1, p.135-149, Jan- jun 2020.

FURTADO, R. S. Práticas corporais e educação física escolar: sentidos e finalidades. Corpoconsciência, v. 24, n. 3, p.156-167, set./ dez., 2020.

FURTADO, R. S. Formação para a autonomia e emancipação no âmbito das práticas corporais da Educação Física escolar. REVASF, Petrolina-Pernambuco -Brasil, vol. 12, n.28, p. 1-29, 2022.

LE BRETON, D. A sociologia do corpo. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

MAUSS, M. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2016.

SILVA, A. M. Entre o corpo e as práticas corporais. Arquivos em movimento, v. 10, n. 1, p. 5-20, 2014.

SILVA, M. C; BAPTISTA, G. G. O Corpo na/da Escola: As possibilidades da Educação Física Escolar na (des) construção das representações corporais. Revista Contemporânea de Educação, vol. 9, n. 18, julho/dezembro de 2014.

STRAZZACAPPA, M. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos Cedes, ano XXI, no 53, abril/2001.

VAZ, A. F. Dos corpos infantis em ambientes educacionais. Cadernos de Formação RBCE, p. 47-56, set. 2018.

VAZ, A. F. Ensino e formação de professores e professoras no campo das práticas corporais. In: VAZ, A. F.; SAYÃO, D. T.; PINTO, F. M. Educação do corpo e formação de professores: reflexões sobre a Prática de Ensino de Educação Física. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002.

Downloads

Publicado

2023-11-01

Edição

Seção

Artigos