O CORPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Palavras-chave:
Educação Física escolar. Corpo. Práticas corporais. Ensino e aprendizagem.Resumo
O presente estudo, oriundo de discussões e reflexões realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade Federal do Pará (PIBIC-UFPA), visa discutir o lugar do corpo no processo de ensino e aprendizagem das práticas corporais na escola. Metodologicamente faz uso de fontes bibliográficas. Apontamos que o corpo possui um lugar de destaque no processo de ensino e aprendizagem das práticas corporais, porém, para que isso se efetive nas práticas pedagógicas, é preciso que o corpo passe a ter o papel de sujeito. Sendo assim, introduzir os indivíduos no universo da cultura corporal de movimento de forma crítica é tarefa da escola e, especificamente da Educação física. E isso perpassa certamente por uma nova concepção de corpo. Sendo assim, reforçamos a necessidade de mais reflexões sobre o lugar do corpo nas aulas de Educação Física, especialmente por parte daqueles que projetam para esse componente curricular um horizonte crítico, reflexivo, dialógico, inclusivo e emancipador na contemporaneidade.
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