O CORPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Parole chiave:
Educação Física escolar. Corpo. Práticas corporais. Ensino e aprendizagem.Abstract
O presente estudo, oriundo de discussões e reflexões realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade Federal do Pará (PIBIC-UFPA), visa discutir o lugar do corpo no processo de ensino e aprendizagem das práticas corporais na escola. Metodologicamente faz uso de fontes bibliográficas. Apontamos que o corpo possui um lugar de destaque no processo de ensino e aprendizagem das práticas corporais, porém, para que isso se efetive nas práticas pedagógicas, é preciso que o corpo passe a ter o papel de sujeito. Sendo assim, introduzir os indivíduos no universo da cultura corporal de movimento de forma crítica é tarefa da escola e, especificamente da Educação física. E isso perpassa certamente por uma nova concepção de corpo. Sendo assim, reforçamos a necessidade de mais reflexões sobre o lugar do corpo nas aulas de Educação Física, especialmente por parte daqueles que projetam para esse componente curricular um horizonte crítico, reflexivo, dialógico, inclusivo e emancipador na contemporaneidade.
Riferimenti bibliografici
BETTI, M. O que a semiótica inspira ao ensino da Educação Física. Discorpo. São Paulo, n. 3, p. 25-45, 1994.
BEZERRA, H. S; FURTADO, R. S. A escola sem corpo: considerações acerca da crise de legitimidade da Educação Física. Motrivivência, (Florianópolis), v. 33, n. 64, p. 01-19, 2021.
BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, ano XIX, nº 48, Agosto/1999.
BRACHT, V. Cultura Corporal, Cultura de Movimento ou Cultura Corporal de Movimento? In: Souza Júnior, M. Educação Física Escolar: teoria e política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. Recife: EDUPE, 2005. p. 97-106.
BRACHT, V. Educação Física & ciência: cenas de um casamento (in) feliz. 4. ed. unijuí, 2014.
BRACHT, V; ALMEIDA, U; WENETZ, I (orgs.). A educação física escolar na américa do sul: entre a inovação e o abandono/desinvestimento pedagógico. Curitiba: Editora CRV, 2018.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
GONÇALVES, M. A. S. Sentir, Pensar, Agir: Corporeidade e educação. Campinas: Papirus. 1994.
FREIRE, J. B; Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 1. Ed. – São Paulo: Scipione, 2011.
FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 26. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
FURTADO, R. S. Em busca da mediação entre as pedagogias críticas do esporte da Educação Física escolar. Arquivos em movimento, v.16, n.1, p.135-149, Jan- jun 2020.
FURTADO, R. S. Práticas corporais e educação física escolar: sentidos e finalidades. Corpoconsciência, v. 24, n. 3, p.156-167, set./ dez., 2020.
FURTADO, R. S. Formação para a autonomia e emancipação no âmbito das práticas corporais da Educação Física escolar. REVASF, Petrolina-Pernambuco -Brasil, vol. 12, n.28, p. 1-29, 2022.
LE BRETON, D. A sociologia do corpo. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
MAUSS, M. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2016.
SILVA, A. M. Entre o corpo e as práticas corporais. Arquivos em movimento, v. 10, n. 1, p. 5-20, 2014.
SILVA, M. C; BAPTISTA, G. G. O Corpo na/da Escola: As possibilidades da Educação Física Escolar na (des) construção das representações corporais. Revista Contemporânea de Educação, vol. 9, n. 18, julho/dezembro de 2014.
STRAZZACAPPA, M. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos Cedes, ano XXI, no 53, abril/2001.
VAZ, A. F. Dos corpos infantis em ambientes educacionais. Cadernos de Formação RBCE, p. 47-56, set. 2018.
VAZ, A. F. Ensino e formação de professores e professoras no campo das práticas corporais. In: VAZ, A. F.; SAYÃO, D. T.; PINTO, F. M. Educação do corpo e formação de professores: reflexões sobre a Prática de Ensino de Educação Física. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002.