DANÇAS DE SALÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA E PROJETOS DE DANÇA: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Danças de Salão, Dança Educação, Educação Física.

Resumo

Objetivamos problematizar como a temática Danças de Salão é trabalhada na escola, tanto nas aulas de Educação Física quanto no contraturno dos alunos por meio de projetos. As discussões aqui realizadas foram fundamentadas nos estudos culturais, possuindo caráter bibliográfico e autoetnográfico. Em relação a esse último, ele se dá pela prática docente de um dos autores em uma escola pública da periferia da cidade de Juiz de Fora. Foi possível perceber potencialidades dessa temática na escola que perpassam, dentre outros, pela valorização de elementos vinculados à cultura popular brasileira. Foram percebidas, também, dificuldades no trabalho com dança relacionadas, por exemplo, a questões de gênero. A relevância das discussões aqui realizadas se dá pelo fato de que, apesar de ser legitimado por documentos oficiais como a BNCC (BRASIL, 2018) e ser defendido por diferentes autores, como Sborquia (2002), ainda é pequeno o trabalho com a temática dança no ambiente escolar se comparado a outros temas da cultura corporal. Chegamos à conclusão que o trabalho com dança na escola possui grandes potencialidades, sendo necessário, assim, ser mais tematizado nas escolas e mais discutido no meio acadêmico e também na formação de professores.

Biografia do Autor

Anderson José de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Educação e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em "Educação Física Escolar" e "Arte e Educação Infantil". Graduado em Educação Física e Licenciado em Pedagogia. Professor efetivo de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora/MG e na Rede Estadual de Ensino de MG. Integrante dos Grupos de Pesquisas GEFLIC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Linguagem e Cultura) e GPCD (Grupo de Estudos e Pesquisa: Corpo, Culturas e Diferença), ambos vinculados a Universidade Federal de Juiz de Fora. Já atuou nos seguintes temas: Educação Física Escolar (em diferentes temáticas como dança, lutas, recreação/ jogos e ginástica), Currículo, BNCC, Prática Docente, Dança Educação, Dança de Salão.

Wilson Alviano Junior, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Licenciatura em Educação Física - Faculdades de Educação e Cultura do Abc (1992), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Realizou estágio Pós Doutoral na Faculdade de Educação da USP, com bolsa PDJ do CNPq. Atualmente é membro do comitê científico do GTT escola no CBCE - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. É professor associado na UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora, na qual atua como docente no Departamento de Educação e no Programa de Pós Graduação em Educação e coordena o GEFLIC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Linguagem e Cultura. 

Referências

AIDAR, Laura. Bossa Nova. Toda matéria. Disponível em https://www.todamateria.com.br/bossa-nova/. Acesso em 04 de agosto de 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASILEIRO, Lívia Tenório. O conteúdo “Dança” em aulas de Educação Física: temos o que ensinar? Revista Pensar a Prática, v. 6, p. 45-58. jun. 2003. Disponível em https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/56/55. Acesso em 04 de jul. de 2020.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

DENZIN, Norman Kent; LINCOLN, Yvonna Sessions. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, p. 15-41, 2006.

FERNANDES, Rita de Cássia; BRATIFISCHE, Sandra Aparecida. Possibilidades pedagógicas das danças folclóricas: o gesto ressignificado nas aulas de educação física escolar. In: EHRENBERG, Mônica Caldas; FERNANDES, Rita de Cássia; BRATIFISCHE, Sandra Aparecida (org.). Dança e educação física: diálogos possíveis. 1. ed., Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2014, p.67-115.

GRAMORELLI, Lilian Cristina; NEIRA, Marcos Garcia. Concepções de cultura corporal e seus reflexos no ensino da Educação Física. In: NEIRA, Marcos Garcia (Org). Educação Física Cultural. São Paulo: Ed. Blucher, 2016. v. 4. p. 87-103.

MARQUES, Isabel Azevedo. Dançando na escola. 6. ed.São Paulo: Cortez, 2012.

MORANDI, Carla. A Dança e a educação do cidadão sensível. In: STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. ENTRE A ARTE E A DOCÊNCIA: a formação do artista de dança. 4. Ed. Campinas, SP: Papirus Editora, 2011, p. 71-125.

NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural da educação física: pressupostos, princípios e orientações didáticas. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.16, n.1, p. 4 - 28 jan./mar., 2018.

NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2.ed. Jundiaí, São Paulo: Paco, 2019.

NEIRA, Marcos Garcia; Nunes, Mário Luiz Ferrari. Educação física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

NUNES, Bruno Blois; FROEHLICH, Marcia. Um novo olhar sobre a condução na dança de salão: questões de gênero e relações de poder. Revista Artes e Inclusão. Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 91-116,Abr./ Jun., 2018.

OLIVEIRA, Anderson José de. DANÇA, CURRÍCULO, CULTURA E ESCOLA: um mundo de representações nas aulas de Educação Física. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós graduação em Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. Em fase de elaboração.

OLIVEIRA, Anderson José de; LEITE, Luciana Gouvêa. Vem dançar: educação, corpo, gênero e dança de salão. ANAIS. VI Seminário Corpo, gênero e sexualidade, II Seminário Internacional corpo, gênero e sexualidade, II Encontro gênero e diversidade na escola. Juiz de Fora, MG. Set., 2014.

Qual o gênero musical mais faz referências às drogas? Não é o rock e nem é o rap. Papo de Homem. Maio, 2017. Disponível em https://papodehomem.com.br/qual-genero-musical-mais-faz-referencias-as-drogas-nao-e-o-rock-e-nem-e-o-rap/. Acesso em 16.08.2022

PERNA, Marco Antônio. Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: O Autor, 2001.

POLEZI, Carolina; MARTINS, Anderson Luiz Barbosa. Condução e contracondução na dança de salão. Periódico Horizontes, Itatiba, SP, v.37, p. 1-14, 2019.

SANTOS, Silvio Matheus Alves. O método da autoetnografia na pesquisa sociológica: atores, perspectivas e desafios. PLURAL, São Paulo, v.24.1, p. 214-241, 2017.

SOTERO, Mildred Aparecida. Inter-relações entre dança, lazer e educação: contribuições para o currículo escolar. In: EHRENBERG, Mônica Caldas; FERNANDES, Rita de Cássia; BRATIFISCHE, Sandra Aparecida (org.). Dança e educação física: diálogos possíveis. 1. ed., Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2014, p. 117-148.

SBORQUIA, Silvia Pavesi. A dança no contexto da Educação Física: os (dês) encontros entre a formação e a atuação profissional. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação Física, UNICAMP. Campinas, p. 178, 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2 ed, 9.reimp., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2005.

SILVA, Daniel Neves. "Samba”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/cultura/samba.htm.Acesso em 04 de agosto de 2022.

SOUSA, Nilza Coqueiro Pires de Sousa; CARAMASCHI, Sandro. Papel social da dança entre universitários e a seleção de parceiros amorosos. Psicologia do Argumento, Paraná, v. 38, n.100, p. 264-289. Abr./ jun., 2020.

STRAZZACAPPA, Márcia. A Dança e a Formação do Artista. In: STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista de dança. 4.ed. Campinas, SP: Papirus Editora, 2011, p. 10-69.

TOSTI, Nádia Lúcia Galbiatti; RINALDI, Ieda Parra Barbosa. Despertando o interesse pela dança na escola. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. Curitiba: SEED/PR., v.1, 2012. p. 1-17 Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_uem_edfis_pdp_nadia_lucia_galbiatti.pdf . Acesso em 24.11.2021.

VOLP, Catia Mary. A Dança de Salão como um dos conteúdos de dança na escola. Motriz, Rio Claro, v.16, n.1, p.215-220, jan./mar., 2010.

Downloads

Publicado

2023-03-16

Edição

Seção

Artigos