Relação entre atividade física e estresse percebido em professores universitários: uma revisão sistemática
Palavras-chave:
atividade física, estresse, professor universitário.Resumo
Este estudo buscou, por meio de uma revisão sistemática de literatura, investigar artigos que abordassem sobre a relação da atividade física com sintomas de estresse em professores universitários. A busca bibliográfica foi realizada nas bases de dados MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online/PubMed), EMBASE (Elsevier), LILACS (Literatura científica e técnica da América Latina e Caribe/BVS – Biblioteca Virtual em Saúde) e no Google Acadêmico, com período limite de seis anos. Os artigos incluídos foram aqueles que relacionavam atividade física e os sintomas de estresse (SE) em professores universitários. Inicialmente, obteve-se total de 893 registros para análise do resumo, desse montante, 22 artigos foram selecionados para leitura na íntegra e após análise de texto completo, apenas 5 manuscritos foram considerados elegíveis. Dos 5 estudos selecionados, 60% obtiveram relação inversa entre atividade física e estresse percebido, enquanto os demais artigos não verificaram relação significativa entre as variáveis descritas. De acordo com a presente revisão e considerando a maioria dos estudos investigados, conclui-se que há uma relação inversa da prática de atividade física e SE percebido em professores universitários, o que indica que um estilo de vida fisicamente ativo possa auxiliar no controle desses SE, que frequentemente acomete o público docente.
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