Currículo EJA CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS E REFLEXÕES PARA PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
Currículos de Educação Física na EJA
Resumo
O objetivo foi avaliar em currículos os conteúdos e objetivos do componente curricular educação física para o ensino fundamental na EJA e refletir sobre propostas pedagógicas. Os documentos selecionados para avaliação dos conteúdos/objetos de conhecimentos e dos objetivos analisados foram das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. O currículo da Cidade do Rio de Janeiro foi revisado por docentes em 2021 e apresentam como eixos Trabalho, Cultura e Ambiente. O currículo da Cidade de São Paulo foi elaborado em 2019, trazendo unidades temáticas, objetos de conhecimentos e objetivos sugeridos pela Base Nacional Comum Curricular. Ambos são centralizados na cultura corporal, entretanto o currículo do Rio de Janeiro valoriza a adoção de hábitos saudáveis e cuidados com a saúde, além de críticas a padrões físicos estereotipados pela sociedade. O currículo de São Paulo traz como diferencial os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelas Nações Unidas. Conclui-se que as propostas curriculares poderiam dialogar mais com a promoção da saúde por ser um tema considerado significativo. Entretanto, seus conteúdos e objetivos favorecem uma educação crítica e o atendimento a um público diversificado.
Palavras chaves: escola; ensino; aprendizagem; práticas corporais.
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