Universidade A indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão:
tripé ou hélice?
Resumo
O artigo propõe tensionar a concepção estática do tripé e provocar reflexões acerca da possibilidade de uma hélice, que represente de maneira mais concreta e democrática a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A partir de uma análise crítica e situada, o texto defende a hélice como movimento espiralado, dinâmico e interdependente, em que extensão, ensino e pesquisa se retroalimentam em fluxo contínuo de práticas e saberes. A extensão, nesse modelo, ocupa lugar de impulso e articulação, ao conectar a universidade com os territórios populares, com os saberes historicamente deslegitimados e com os desafios concretos da realidade. O ensaio enfatiza o papel formativo da extensão universitária como prática dialógica, pedagógica e política, capaz de reconfigurar o sentido da indissociabilidade para além da retórica institucional. Defende-se que a hélice, por sua natureza fluida, contextualizada e insurgente, representa uma possibilidade ética, epistemológica e política de resistência à mercantilização da universidade e de afirmação de um projeto público, democrático e socialmente referenciado.
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