ATIVIDADES FÍSICAS DE AVENTURA: Proposta De Um Conteúdo Na Educação Física Escolar No Ensino Fundamental

Laercio Claro Pereira Franco, Ericléia Carvalho de Oliveira, Indianara Lopes de Oliveira, Müller Amaral de Oliveira

Resumo


Este estudo teve como objetivo verificar a aplicação das Atividades Físicas de Aventura como mais um conteúdo da Educação Física Escolar, dentro do Ensino Fundamental. A pesquisa foi construída com coleta de dados em três escolas da rede pública de ensino de Campinas (SP), através de aulas aplicadas ao 5º ano, aplicando as modalidades Arvorismo, Skate e Patins, Le Parkour e Corrida de Orientação, questionário semi-estruturado e análise de imagens das vivências. Ao analisarmos os resultados, verificamos grande aceitação dos conteúdos, por parte dos alunos, mesmo com estruturas adaptadas e material restrito. Concluímos que é possível desenvolver as Atividades Físicas de Aventura nas aulas de Educação Física Escolar, com pequenas adaptações na estrutura física comum das escolas, superando barreiras que o senso comum impõe para esse tipo de conteúdo no ambiente escolar.


Palavras-chave


Educação Física Escolar. Atividades Físicas de Aventura. Ensino Fundamental.

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