CURRÍCULO E PROJETOS SOCIOCULTURAIS: Investigando A Disciplina Escolar Educação Física

Marcelo da Cunha Matos

Resumo


O artigo visa analisar a relação entre uma disciplina escolar -- Educação Física -- e os projetos socioculturais existentes em escolas da educação básica. O objetivo principal é verificar os diálogos entre a referida disciplina e o seu uso nos projetos socioculturais, assim como os seus possíveis empecilhos e facilidades da atuação. Como recorte teórico, buscou-se dialogar com a pedagogia de projetos e as Teorias do Currículo, buscando justificar a escolha de determinados conhecimentos e saberes em detrimento de outros. Verificamos que embora os projetos socioculturais preconizem uma interdiciplinaridade e uma integração entre os eixos escola/comunidade/cultura, os projetos muitas vezes ainda evidenciam uma mesma disciplinarização e ‘tecnicismo' criticado pela Pedagogia de Projetos.


Palavras-chave


Currículo; Educação Física; Projetos Socioculturais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1809-9556. Todos os direitos reservados a revista ARQUIVOS em MOVIMENTO e a seus Autores.