CURRÍCULO E PROJETOS SOCIOCULTURAIS: Investigando A Disciplina Escolar Educação Física

Auteurs-es

  • Marcelo da Cunha Matos UFRJ

Mots-clés :

Currículo, Educação Física, Projetos Socioculturais.

Résumé

O artigo visa analisar a relação entre uma disciplina escolar -- Educação Física -- e os projetos socioculturais existentes em escolas da educação básica. O objetivo principal é verificar os diálogos entre a referida disciplina e o seu uso nos projetos socioculturais, assim como os seus possíveis empecilhos e facilidades da atuação. Como recorte teórico, buscou-se dialogar com a pedagogia de projetos e as Teorias do Currículo, buscando justificar a escolha de determinados conhecimentos e saberes em detrimento de outros. Verificamos que embora os projetos socioculturais preconizem uma interdiciplinaridade e uma integração entre os eixos escola/comunidade/cultura, os projetos muitas vezes ainda evidenciam uma mesma disciplinarização e ‘tecnicismo' criticado pela Pedagogia de Projetos.

Biographie de l'auteur-e

Marcelo da Cunha Matos, UFRJ

Mestrando em Educação pela UFRJ; Pós-graduado em Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em espaços escolares pela UFRJ; Graduado em Educação Física pela UFRJ; Professor da rede pública e privada de ensino do Rio de Janeiro.

Téléchargements

Publié-e

2011-12-26

Numéro

Rubrique

Artigos de Revisão