LUZ, CÂMERA, EDUCAÇÃO E... CESTA: produção e implementação de materiais audiovisuais para o ensino do basquetebol e dos temas transversais nas aulas de Educação Física

Autores

  • Paula Beatriz Camargo Súnega Unesp Rio Claro
  • Heitor de Andrade Rodrigues Unicamp
  • Suraya Cristina Darido Unesp - Rio Claro
  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino Unesp Rio Claro

Palavras-chave:

Prática Pedagógica. Educação Física escolar. Basquetebol. Temas Transversais. Materiais audiovisuais didáticos.

Resumo

Este estudo objetivou analisar o processo de produção e implementação de materiais audiovisuais abordando as relações de alguns temas transversais com o conteúdo do basquetebol nas aulas de Educação Física. Para isso, após a produção dos materiais houve sua aplicação com uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental, avaliando-se o impacto desse processo de aplicação por meio de um grupo focal com a amostra de alunos. A partir da triangulação dos resultados obtidos do grupo focal com a literatura analisada chegou-se a duas categorias temáticas: Aceitação dos materiais audiovisuais didáticos como estratégia de ensino, no qual foram abordados os aspectos referentes às possibilidades de uso desses recursos durante os processos de ensino-aprendizagem; Aceitação dos materiais audiovisuais didáticos como conteúdo de aprendizagem, abordando aspectos sobre a utilização desses materiais como forma de viabilizar a aprendizagem de diferentes conteúdos, sendo dividido em três partes: Temas transversais, Conteúdo para Educação Física e, finalmente, Conteúdo procedimental. Conclui-se que é importante haver mais estratégias de uso e implementação de diferentes materiais didáticos para o ensino da Educação Física contribuindo com a ampliação dos conteúdos e proporcionando aprendizagens significativas para os alunos.

Biografia do Autor

Paula Beatriz Camargo Súnega, Unesp Rio Claro

Licenciada em Educação Física pela Unesp - Rio Claro (2009). Atualmente é Analista Educacional da Superintendência Regional de Ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Heitor de Andrade Rodrigues, Unicamp

Licenciado em Educação Física pela Unesp - Rio Claro. Possui mestrado em Ciências da Motricidade (UNESP-RC) e atualmente realiza o doutorado em Educação Física (UNICAMP). É professor assistente das Faculdades Integradas Claretianas (Rio Claro). Membro do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF).

Suraya Cristina Darido, Unesp - Rio Claro

Professora livre docente do Departamento de Educação Física - Unesp Rio Claro e coordenadora do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF).

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Unesp Rio Claro

Bacharel em Educação Física pela Unesp Rio Claro, mestrando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias por essa mesma instituição e membro do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF).

Downloads

Publicado

2012-12-12

Edição

Seção

Artigos