UMA GERAÇÃO DE POÉTICAS, (RE)PENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Victor José Machado de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

educação física, educação infantil, infância, poética / physical education, childhood education, childhood, poetic.

Resumo

Este texto é fruto de um esforço teórico que tem por escopo discutir acerca da educação física na educação infantil (re)pensando os desafios implicados no processo educacional de crianças. O caráter interpretativo-argumentativo foi delimitado na dimensão heurística de investigação valendo-se da revisão de literatura. Buscou-se traçar uma unidade de intenção a partir do diálogo com a sociologia da infância, teoria do cotidiano e o debate da modernidade em Bauman, o que sugeriu a percepção de uma geração de poéticas. Por fim esboça a urgência da constituição de uma agenda de estudos no desafio de iniciar um debate acerca do tema.

 

This text is the result of a theoretical effort which seeks to discuss about physical education in childhood education (re)thinking about the challenges involved in the educational process of children. The interpretive and argumentative character was defined in the heuristic dimension using the literature review. We tried to draw a unit of intent from the dialogue with the sociology of childhood, theory of daily and Bauman's discussion of modernity, who suggested the perception of a poetic generation. Finally outlines the urgent establishment of an agenda for research on the challenge of starting a debate over the issue.

Biografia do Autor

Victor José Machado de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Formado em Curso Normal em nível médio pelo CEMBRA (2007). Licenciado em Educação Física pela Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo (2011). Mestrando em Educação Física do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEF/CEFD/UFES).

Downloads

Publicado

2013-07-31

Edição

Seção

Artigos de Revisão