UMA GERAÇÃO DE POÉTICAS, (RE)PENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Victor José Machado de Oliveira

Resumo


Este texto é fruto de um esforço teórico que tem por escopo discutir acerca da educação física na educação infantil (re)pensando os desafios implicados no processo educacional de crianças. O caráter interpretativo-argumentativo foi delimitado na dimensão heurística de investigação valendo-se da revisão de literatura. Buscou-se traçar uma unidade de intenção a partir do diálogo com a sociologia da infância, teoria do cotidiano e o debate da modernidade em Bauman, o que sugeriu a percepção de uma geração de poéticas. Por fim esboça a urgência da constituição de uma agenda de estudos no desafio de iniciar um debate acerca do tema.

 

This text is the result of a theoretical effort which seeks to discuss about physical education in childhood education (re)thinking about the challenges involved in the educational process of children. The interpretive and argumentative character was defined in the heuristic dimension using the literature review. We tried to draw a unit of intent from the dialogue with the sociology of childhood, theory of daily and Bauman's discussion of modernity, who suggested the perception of a poetic generation. Finally outlines the urgent establishment of an agenda for research on the challenge of starting a debate over the issue.


Palavras-chave


educação física; educação infantil; infância; poética / physical education, childhood education, childhood, poetic.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1809-9556. Todos os direitos reservados a revista ARQUIVOS em MOVIMENTO e a seus Autores.